Existe aplicação com rendimento de 1% ao mês para o prazo de 1 ano?

Luiz Renato Gonçalves de Lima, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF, responde a pergunta de leitor do InfoMoney

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta

Gostaria de saber se é possivel aplicar para ter um retorno de 1% liquido ao mês. Essa aplicação tem o prazo de, no máximo, um ano.

Leitor: Gleysson

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Luiz Renato Gonçalves de Lima, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF

Prezado Gleysson,

Considerando aplicações de baixo risco financeiro, seria possível obter um rendimento próximo a 1% a.m., desde que seu horizonte de aplicações fosse para médio e longo prazo. O tesouro direto tem se mostrado uma alternativa muito interessante.

Continua depois da publicidade

Assumindo um cenário de inflação pressionada rondando o teto da meta, as NTN-Bs (principal 150519) tem se mostrado uma boa opção, com rendimento de IPCA (inflação) + 5,71% a.a. ou as LTNs (010117) com rendimento prefixado de 11,68% a.a. Nestas aplicações incidem o imposto de renda conforme tabela regressiva abaixo:

Alíquota Tempo
22,5% Até 180 dias
20% De 181 até 360 dias
17,5% De 361 até 720 dias
15% Acima de 720 dias

Fonte: Tesouro Nacional

Luiz Renato Gonçalves de Lima é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações.

Perguntas devem ser feitas no formulário http://www.infomoney.com.br/onde-investir/infomoney-responde-formulario-pergunta