Ganho R$ 3 mil e invisto na poupança; existe aplicação melhor?

Leitor procura uma aplicação mais rentável e tão segura quanto a poupança

Equipe InfoMoney

Publicidade

Pergunta:

Sou engenheiro de sistemas e tenha renda mensal em torno de R$ 3 mil. Atualmente estou tentando investir a longo prazo através da poupança. Gostaria de saber se existe outro meio mais rentável com pouco risco para investimento a longo prazo. 

Leitor: Thiago

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

CDB 230% do CDI

Destrave o seu acesso ao investimento que rende mais que o dobro da poupança e ganhe um presente exclusivo do InfoMoney

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Resposta de Marcio Placedino, CFP, planejador financeiro certificado pelo IBCPF:

Certamente existem formas mais rentáveis de realizar um investimento do que a poupança, especialmente quando pensamos em longo prazo. Quanto maior é o prazo em que pensamos investir, maior é nossa capacidade de correr riscos (o que pode ser interessante, mesmo quando gostamos mais de investimentos seguros).

Como temos mais tempo para nos recuperar de eventuais perdas e sabendo que mais risco (tomado de forma consciente e estratégica) tende a trazer mais retorno, a opção para prazos mais longos geralmente recai sobre investimentos em renda variável ou produtos multimercado. Se realmente o risco for algo que lhe assustar, a forma de se aproveitar do prazo mais longo é através da carência. Como a poupança tem liquidez imediata, ela rende menos do que produtos de mesmo risco que têm prazo mais longo para resgate.

Continua depois da publicidade

No seu caso, pode ser interessante avaliar opções de renda fixa de longo prazo como LCI e LCA. Esses investimentos são isentos de IR e têm garantia do FGC em caso de quebra do banco, o que os torna muito seguros. Quando acumular um valor maior aplicado, vale cogitar ter um CRI ou CRA na carteira.

Esses produtos de renda fixa são também isentos de imposto de renda e, embora não sejam cobertos pelo FGC, tendem a apresentar garantia real ou fidejussória o que mitiga muito seu risco. Enfim, o importante é pesquisar e contar com a ajuda de um especialista na hora de escolher um produto adequado para seu perfil. Com muito pouco esforço é possível se sair bem melhor do que na poupança.

Marcio Placedino é planejador financeiro pessoal e possui a certificação CFP® (Certified Financial Planner), concedida pelo Instituto Brasileiro de Certificação de Profissionais Financeiros (IBCPF). 

As respostas refletem as opiniões do autor. O IBCPF e o Infomoney não se responsabilizam pelas informações acima ou por prejuízos de qualquer natureza em decorrência do uso destas informações. Perguntas devem ser encaminhadas para onde_investir@infomoney.com.br