“Ibovespa pode subir 50% este ano”, diz gestor

O convidado do programa "Papo com Gestor" desta semana é Guilherme Abbud, CIO e portfolio manager da Persevera Asset

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado segue otimista com os primeiros sinais de recuperação econômica e com o avanço da proposta da reforma da Previdência na Câmara.

Na opinião de Guilherme Abbud, CIO e portfolio manager da Persevera Asset, o ambiente está favorável, as empresas vão surpreender os investidores e o Ibovespa pode subir 50% neste ano. Para se ter ideia, em 2018 a bolsa fechou o ano com alta de 15,03% e, em 2017, a alta foi de 26%.

Em entrevista ao programa Papo com Gestor desta semana, o gestor afirmou que está bastante otimista com a Bolsa, mas por um motivo diferente do que o de boa parte do mercado. “Nosso otimismo está muito mais ligado à recuperação da margem de lucro das empresas [do que somente com a reforma da Previdência], ou seja, no tamanho da mudança ou reinvenção dos balanços e dos processos de gestão das empresas”, disse.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo ele, as empresas vão mostrar que têm capacidade e voltarão a produzir mais lucro a cada real adicional de receita, seja por conta de desalavancagem financeira ou pela queda dos juros.

Abbud também acredita que o PIB dificilmente crescerá mais que 1,5% e que a inflação irá surpreender mais uma vez para baixo, ficando abaixo de 3,5%. Ele explica que apesar do Banco Central ter sinalizado que não haverá cortes no curto prazo, as reformas não serão suficientes para destravar a economia – sinalizando a demanda de um estímulo monetário maior.

“É muitíssimo provável que o BC tenha que reabrir o processo de corte de juros”, diz. E completa: “Pode parecer surpreendente se tratando de Brasil, mas achamos bastante provável que os juros no Brasil caiam para 5,5% a.a. ou até 5% a.a.”, afirma.

Continua depois da publicidade

No mercado de gestão de patrimônio há 25 anos, Abbud tem passagem por casas como HSBC Asset Management, Western Asset e Bradesco. Atualmente, gere o Persevera Compass Advisory FIC, fundo multiestratégia com menos de 6 meses de vida, mas que chama a atenção por sua diversificação em “caixinhas” de estratégias.

Em outras palavras, a administração dos recursos é dividida entre gestores especialistas com quatro books distintos: generalista (focado na análise macroeconômica); juros e moeda; análise fundamentalista de ações e arbitragem de risco (como operações corporativas) e volatilidade.

O Persevera Compass Advisory FIC está disponível na plataforma da XP Investimentos pela aplicação inicial mínima de R$ 10 mil. Confira a entrevista completa no vídeo acima.

Papo com Gestor é um programa de entrevistas quinzenais apresentado por Rossano Oltramari, especialista em investimentos. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará a cada 15 dias uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.

Você pode acompanhar o Papo com Gestor também pelo Spotify. Clique aqui para escutar ou faça o download pelo player abaixo: