Os fundos que mais valorizaram no dia em que o mercado despencou por Vale

Mesmo com forte queda do Ibovespa, alguns fundos de ações conseguiram retornos significativos no dia 28 de janeiro

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal referencial do mercado acionário brasileiro, sofreu um forte baque na última segunda-feira (28), primeiro pregão após a tragédia com a barragem da Vale em Brumadinho (MG). O índice recuou 2,3% puxado pela forte desvalorização de 24,5% das ações da mineradora.

Ainda assim, alguns fundos de ações conseguiram passar incólumes pela turbulência. Foi o caso do Icatu Vanguarda Dividendos, que valorizou 0,77% naquela data. Segundo a Icatu, a estratégia é priorizar uma alocação qualitativa.

“Além do dividend yield esperado, também levamos em consideração a geração de caixa, crescimento, confiabilidade na administração – bom histórico de execução e estratégia bem definida – e distribuição de lucros das empresas investidas. A nossa gestão privilegia a diversificação da carteira”, diz a lâmina com informações do fundo.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O segundo fundo que mais se valorizou foi o Constellation Institucional, com 0,48% de alta no dia 28. Com objetivo de atingir um retorno de longo prazo por meio da estratégia de value investing (seleção de boas empresas, analisando cada uma no detalhe), o fundo é bem diversificado: o último relatório mostra que havia 24 empresas no portfólio no mês de dezembro – a maior parte (29%) do setor financeiro, seguido pelo setor de consumo discricionário (26,20%) e de serviços (10,9%).

A lista dos fundos que mais renderam segue com o IP Participações (0,43% de alta), Leblon Ações (0,40%) e Sharp Equity Value (0,26%).

Importante ressaltar que os fundos só precisam divulgar as empresas em que investem e o percentual de cada uma na carteira após três meses, portanto ainda não há como saber com certeza quais eram as posições de cada um no dia 28 de janeiro.

Continua depois da publicidade

Veja abaixo a lista dos fundos que mais valorizaram:

Nome Retorno
28/fev
Icatu Vanguarda Dividendos FIA 0,77%
Constellation Institucional Fc FIA 0,48%
Ip Participacoes Fc FIA Bdr Nivel I 0,43%
Leblon Acoes Fc FIA 0,40%
Sharp Equity Value Feed Fc FIA 0,26%
Nch Maracana FIA 0,12%
Brasil Capital Fc FIA 0,10%
Brasil Capital 30 Fc FIA 0,09%
Perfin Instituicional Fc FIA 0,09%
BTG Pactual Absoluto FIC FIA 0,04%

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip