Por que o gestor mais “ousado” da bolsa não vai mexer na carteira depois das eleições

Carteira do Alaska Black já está totalmente comprada em bolsa e vendida em dólar, diferentemente de outras gestões mais defensivas  

Paula Zogbi

Publicidade

SÃO PAULO – Gestor do Alaska Black, Henrique Bredda é conhecido como um dos mais ousados do Brasil. O fundo multimercados, que já rendeu 245% desde sua criação em 2012, tem volatilidade de 30% – considerada extremamente alta.

Mesmo assim, Bredda não irá mudar em nada suas posições em um primeiro momento após a eleição de Jair Bolsonaro no último domingo (28). 

Pode parecer contraditório, considerando a eleição do candidato favorito do mercado e o consenso entre especialistas de que agora é a hora de aumentar o risco.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Mas, em mesa redonda com o InfoMoney logo após a confirmação de Bolsonaro presidente, o gestor explicou sua aparente indiferença: na verdade, o Alaska já estava posicionado perfeitamente para este cenário há anos, literalmente. 

“O máximo que dá para fazer no nosso caso é mexer nas posições de juros longos”, disse Bredda em resposta a Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney, considerando que a posição nestes ativos está neutra agora. No mais, o risco já está tomado. Confira o trecho de entrevista ao InfoMoney no player acima.

“Desde 2015, a gente sempre esteve 100% comprado em bolsa e 100% vendido em dólar”, explicou. E o preço-alvo para que o gestor pense em sair de dólar vendido, em R$ 3,30, está longe de se concretizar. Na última sexta-feira, a moeda norte-americana fechou em R$ 3,65. 

Continua depois da publicidade

Isso significa que o Alaska pode fazer mudanças em posições, mas não fará nenhuma movimentação em sua estratégia por algum tempo. Para agora, mesmo as ações em que está mais posicionado devem se manter, sinalizou o gestor.

Quer investir nos melhores fundos do Brasil e aproveitar o rali eleitoral? Abra uma conta gratuita na XP Investimentos clicando aqui.

Embora não tenha repetido nesta mesa, Bredda disse em entrevistas e eventos anteriores que suas maiores posições em bolsa são a varejista Magazine Luiza (MGLU3), a estatal Petrobras (PETR4) e a mineradora Vale (VALE3).

Para assistir à mesa redonda completa sobre a eleição de Jair Bolsonaro, clique aqui.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney