À prova de tragédias: Neo explica como seu fundo não perdeu dinheiro nos “cisnes negros” da bolsa

O entrevistado desta semana no programa Papo com Gestor é Mario Schalch, CFA e fundador da Neo Investimentos

Mariana Zonta d'Ávila

Mario Schalch, gestor de multimercado da Neo Investimentos (Divulgação)

Publicidade

SÃO PAULO – Com as altas e baixas do mercado, se manter resiliente é um grande desafio, ainda mais quando isso envolve datas marcantes que derrubaram o mercado como a eleição de Donald Trump, nos EUA, o “Joesley Day” aqui no Brasil e a mais recente greve dos caminhoneiros. O Papo com Gestor desta semana traz um exemplo de que se blindar dos “micos” do mercado é possível, e que mesmo em períodos como esses dá para ganhar dinheiro na bolsa.

O entrevistado é Mario Schalch, CFA e fundador da Neo Investimentos. Com R$ 3,5 bilhões em ativos sob gestão, a asset administra o multimercado Neo Multi Estratégia, que conseguiu apresentar uma performance positiva mesmo nos grandes traumas do mercado. Nos últimos 12 meses o fundo rende 145% do CDI, enquanto em julho apresentou ganhos de 302% do CDI. 

Fundada em 2003, época pós-eleição de Lula em que muitos bancos estavam saindo do Brasil, a Neo é fruto da união de um grupo de profissionais com carreira em bancos internacionais e que trabalha junto desde a década de 90. Atualmente são 12 sócios e uma equipe com cerca de 40 pessoas.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Schalch explica que o fundo é formado por cinco estratégias independentes entre si: curva do DI, juros offshore, moedas, volatilidade e ações. Isso permite, segundo ele, uma baixa correlação em relação ao mercado macroeconômico e, consequentemente, um “afastamento” do risco local. “A consequência disso está representada nos resultados em períodos bastante difíceis do mercado”, diz.

Um exemplo prático é a greve dos caminhoneiros, que teve início em maio deste ano e consequências em junho, e trouxe grande virada no mercado, fazendo a bolsa cair 20%, da máxima para a mínima desses dois meses. Enquanto isso, o fundo da Neo ficou no zero a zero em maio e ganhou 1,7% em junho. Para ser possível uma comparação, o índice que acompanha os fundos multimercados da Anbima, o IHF, teve queda de 2,20% em maio e subiu 0,52% em junho

De acordo com Schalch, o fundo conseguiu contornar a situação por conta das operações offshore, que independem do cenário local, e via estratégias long&short. Confira a entrevista completa no vídeo acima

Continua depois da publicidade

Com investimento mínimo de R$ 10 mil, o fundo Neo Multi Estratégia FIC está disponível para aplicação na plataforma da XP e é uma ótima estratégia para ter uma carteira diversificada neste cenário eleitoral que deve ser marcado por muita volatilidade. 

O Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.

Agora você pode acompanhar o Papo com Gestor também no Spotify! Clique aqui para ouvir o programa ou faça o download pelo player abaixo:

Listen to “Papo com Gestor” on Spreaker.

Quer investir no fundo Neo Multi Estratégia? Clique aqui e abra uma conta na XP