A mudança que AZ Quest fez na carteira para continuar entre um dos melhores fundos de ações do Brasil

Alexandre Silverio, diretor de investimentos da AZ Quest, contou o que precisou mudar para continuar com a boa performance do fundo em 2018

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Time que está ganhando se mexe sim. É com esse pensamento que Alexandre Silverio, diretor de investimentos da AZ Quest, lidera a área de renda variável da asset, ganhadora do melhor fundo de ações do Brasil em 2017 e também em 2018.

Privilegiando uma exposição acima da média em players globais no começo do ano e acertando na escolha de players do varejo, o fundo AZ Quest FIC de FIA apresenta ganhos de 15,85% em 2018, contra 7,08% do Ibovespa. Desde que foi criado, em junho de 2005, o fundo apresenta uma rentabilidade de 945,64%, contra 215,30% do Ibovespa no período.

Silverio explica que a performance do fundo reflete a visão de desaceleração da economia: “Começamos o ano muito otimistas, com pouquíssimo caixa, e já no começo do ano falava-se na questão da alavancagem operacional e de balanços saudáveis – o que nos deixava tranquilos em um momento de crise”, contou Silverio em evento promovido pela AndBank, em São Paulo.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto o Ibovespa avança 9% no ano, 80% da alta da bolsa tem vindo de commodities, o que o gestor chama de “empresas de ciclos globais”. Por outro lado, empresas chamadas “de qualidade” estão mudando de cenário. “Elas são líderes de mercado e tinham saúde financeira, mas estão caindo muito forte”, explica. É o caso da Cielo, RD e Ultrapar. 

De acordo com o Silverio, isso ocorre porque essas empresas tinham altas expectativas de entrega de lucros para o longo prazo e ao reportarem “número decepcionantes’, estão provocando uma forte queda.

Pelo fato das empresas globais estarem “salvando” o Ibovespa e as empresas cíclicas domésticas estarem caindo, houve um movimento de revisão da carteira do fundo no início do ano, uma vez que grande parte do portfólio era formado por empresas domésticas.

Continua depois da publicidade

O gestor conta que uma das grandes vantagens da asset é o suporte da Azimut, maior gestora independente da Itália, que possui uma série de escritórios e traders operando dentro da China – favorecendo, por exemplo, o acesso ao preço do minério. “Isso é uma grande vantagem para nós. Entramos comprados no começo do ano com uma exposição acima da média em Vale (VALE3) e Gerdau (GGBR4). Ao mesmo tempo, não estamos investindo em empresas que considerávamos precificadas e que caíram muito”, diz.

Enquanto cerca de 10 empresas caem em 2018 entre 20 e 40%, Magazine Luiza (MGLU3), por outro lado, avança 40% – e a AZ Quest se beneficiou com isso: “tínhamos uma posição grande em MGLU, o que nos deu uma excelente performance”, conta.

Quer investir no fundo AZ Quest FIC de FIA? Abra uma conta na XP