Mais de 12 mil novos profissionais de investimento são aprovados em exame CFA

Dos 25.766 candidatos para o exame de nível III, 49 por cento foram aprovados

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – O CFA Institute aprovou mais de 12 mil profissionais de investimento no exame de nível III, que é a terceira e última prova que garante o certificado CFA – padrão ouro do setor. “O CFA Institute prevê que a maioria dos candidatos que passaram no exame de Nível III se tornarão CFA charterholders a partir do início de outubro, dependendo dos  requisitos de experiência e de filiação, elevando o número de charterholders em todo o mundo para mais de 110 mil”, afirma o instituto.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A taxa de aprovação no exame, que contou com 25.766 inscritos, foi de 49%. No exame nível II foram 44.874 candidatos inscritos e aprovação de 43%. Já na avaliação de nível I, inscreveram-se 47.502 candidatos e cerca de 38% foram aprovados, segundo dados do instituto CFA.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Realizado em 91 países, os exames de avaliação aconteceram em 268 centros em 196 cidades. Na América Latina e no Caribe o número de inscritos foi recorde: 2.225 profissionais de investimentos. O líder da região foi o Brasil, com mais de 700 candidatos que prestaram o exame.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

O currículo CFA abrange os seguintes temas: relatórios e análise financeira; fincanças corporativas; economia; métodos quantitativos; ações; renda fixa; investimentos alternativos; derivativos; gestão de portfólio e planejamento de riqueza. O programa CFA foi inagurado em 1963.

Continua depois da publicidade

O exame Nível I é composto de questões de múltipla escolha. O Nível II é composto de conjuntos de itens (ou seja, mini-casos com vinhetas detalhadas). Cinquenta por cento das perguntas do exame  Nível III são referentes a casos (item-set) e 50 por cento são de resposta curta e dissertação“, explica o instituto.

Tópicos relacionados