Podcast

Compra de ações da Oi, “elefantes voadores” e rotina de trader: 30 minutos com André Jakurski

Entrevistado numa edição especial do podcast Stock Pickers, gravada durante a Expert 2019, Jakurski também contou como reage a erros

SÃO PAULO – Além de ser um dos maiores investidores do país, André Jakurski, fundador da gestora JGP e do banco Pactual, é também um dos pouquíssimos que conseguem ganhar dinheiro como trader, ano após ano.

Ao longo da carreira, Jakurski combinou essas operações de curto prazo com investimentos mais longos, feitos em cima de análises de cenário, para contabilizar resultados invejáveis.

PUBLICIDADE

O gestor conta como fez alguns de seus grandes investimentos nesta edição especial do podcast Stock Pickers, gravada durante a Expert 2019, maior evento de investimentos do mundo, que aconteceu de 4 a 6 de julho em São Paulo.

As grandes oportunidades, “pela própria natureza delas, aparecem esporadicamente”, e o bom gestor “precisa ter a capacidade de diferenciar as que são corriqueiras das excepcionais”, afirmou Jakurski. Nem sempre é fácil: “Muitas vezes, passa um elefante voando na sua frente e você não vê”.

Uma das grandes oportunidades que ele aproveitou delas foi a compra de ações da Telebrás, estatal responsável pela telefonia brasileira, no início da década de 90: em um ano, os papéis saíram de US$ 2 para US$ 32.

Hoje, uma de suas apostas também está no setor de telefonia: são as ações da Oi. “É uma ação muito desprezada no mercado e achamos que há uma chance enorme de valorizar expressivamente.”

Jakurski também falou sobre sua admiração pelo investidor George Soros, sua rotina – segundo ele, “mais intensa hoje do que antigamente” – e como reage quando erra.

“Erro diariamente: as lições são diárias e, às vezes, horárias”, brincou. Sua estratégia para limitar as perdas quando percebe que está errado é encerrar o investimento rapidamente. “Saio correndo e tento evitar o pior”, disse.

PUBLICIDADE

Perguntado sobre o que o motiva, o gestor disse que é a vontade de vencer. “A boa gestão não pode ser feita pela metade, precisa ser feita intensamente. Caso contrário, a eficiência diminui dramaticamente”, afirmou. Nesse sentido, “o gestor é como um atleta: se não treina todos os dias, provavelmente não vai desempenhar bem em campo”.

O programa vai ao ar toda quinta-feira às 17h. Você pode seguir e escutar pelo Spotify, Spreaker, Deezer, iTunes e Google Podcasts, ou então fazer o download clicando aqui.