B3 lança versão do IDIV voltada para ETFs que pagam dividendos

ETFs que acompanham o IDIV B3 Price Return poderão repassar os pagamentos aos cotistas, ao contrário do que acontece com o IDIV tradicional

Equipe InfoMoney

Publicidade

A B3 (B3SA3) começou a oferecer nesta terça-feira (21) uma nova versão de cálculo do IDIV, índice que acompanha as empresas que mais pagam dividendos. O IDIV B3 Price Return vai considerar a apenas a distribuição de proventos das empresas que o compõem.

Com o IDIV B3 Price Return, Exchange Traded Funds (ETFs) que rastrearem o índice poderão repassar esses pagamentos aos cotistas. Atualmente, o IDIV é um índice de retorno total, isto é, incorpora as variações dos preços dos ativos e a distribuição de proventos.

Descubra o passo a passo para viver de dividendos e ter uma renda mensal previsível, começando já nas próximas semanas

Continua depois da publicidade

Para fazer parte do índice IDIV, em ambas as versões, a empresa deve estar entre as que mais repassaram dividendos ou juros sobre o capital próprio (JCP) para seus acionistas nos últimos 36 meses. Além disso, a companhia também deve estar entre as ações mais negociadas da Bolsa nos últimos 12 meses.

Hoje, o IDIV B3 pode ser negociado por meio dos ETFs IT Now IDIV Fundo de Índice (DIVO11) e It Now IDIV Renda Dividendos Fundo de Índice (DIVD11), ambos da Itaú Asset. O primeiro deles considera o reinvestimento dos proventos, enquanto o segundo, lançado nesta semana, contempla o pagamento aos cotistas no 10º dia útil de cada mês.