Rico aposta em carteira defensiva e recomenda 10 ações para comprar em maio

Após alta de 4,9% em abril, equipe de análise decidiu aumentar proteções para evitar perdas com eventos inesperados

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – A Rico Investimentos divulgou sua carteira recomendada de ações para o mês de maio, na qual optou por estratégias mais defensivas, incluindo no portfólio os papéis da Suzano (SUZB3) e o ETF (fundo de índice) do S&P 500 (IVVB11). Além disso, a equipe passou a contar com uma fatia em caixa (aplicada em ativos líquidos) para investir ao longo do mês, bem como “puts” (opções de venda) de Ibovespa com vencimento em junho.

“Preferimos proteger o forte ganho que acumulamos em 2019 a ficar exposto demais e acabar devolvendo boa parte deste lucro com qualquer evento inesperado. Seguimos bullish no longo prazo, mas isso não nos impede de proteger nosso portfólio”, escreveu Thiago Salomão, analista responsável pelo portfólio.

Segundo ele, a opção por incluir Suzano na seleção deve-se ao fato de a produtora de papel e celulose exportar praticamente toda sua produção, ou seja, por ser uma companhia bem exposta ao dólar. Apesar de a empresa ter apresentado performance negativa nos últimos meses por conta das piores perspectivas para o mercado de celulose, Salomão diz estar mais confortável para entrar no papel, uma vez que seu preço está descontado, mostrando uma relação risco/retorno atrativa.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

A busca por proteção também justifica a escolha do ETF que acompanha o S&P 500, visto que o ativo está exposto à variação do dólar, assim como da “put” de Ibovespa com vencimento em junho e preço de exercício a 92 mil ponto. Se o índice cair dos atuais 96 mil pontos para 92 mil, a opção resultará em ganhos para a Rico.

A Carteira Rico Premium utiliza a análise fundamentalista para a seleção das ações e busca entregar um retorno acima da inflação e do Ibovespa no longo prazo.

Histórico

Após ficar atrás do Ibovespa nos três primeiros meses do ano, a Carteira Rico Premium apresentou ganhos de 4,90% em abril, acima de alta de 0,98% do índice no período. As maiores contribuições para a performance positiva partiram de Sabesp, Magazine Luiza, B3 e CVC. No ano, a carteira acumula alta de 10,92%, ante avanço de 9,63% do benchmark.

Continua depois da publicidade

Confira, abaixo, a seleção de ativos recomendada para maio e os respectivos pesos no portfólio. Para investir, clique aqui

Empresa Ticker Peso
CVC CVCB3 12,5%
Magazine Luiza  MGLU3 10,4%
Braskem BRKM5 8,6%
Rumo RAIL3  8,5%
B3 B3SA3 8,3%
Banco do Brasil  BBAS3 8,2%
Ambev ABEV3 7,8%
Equatorial EQTL3 7,4%
Sabesp  SBSP3 5,2%
Suzano SUZB3 7,6%
Put de Ibov 92k IBOVR92 4,3%
ETF de S&P 500 IVVB11 6,8%
Em caixa ($) –  4,4%