XP busca papéis “baratos” e indica 10 ações para comprar em março

Na opinião dos analistas, Ibovespa segue "sem direcionamento claro" no curto prazo e objetivo é aumentar cautela

Mariana Zonta d'Ávila

Painel de cotações e gráfico no celular (Crédito: Shutterstock)

Publicidade

SÃO PAULO – Após uma pausa na alta do Ibovespa em fevereiro, com o mercado focado na aprovação do texto da reforma da Previdência e, agora, na interlocução do governo com a Câmara, a equipe de research da XP Investimentos segue otimista, mas vê no curto prazo o índice “sem um direcionamento claro”.

Desta forma, optou por continuar buscando proteções em sua carteira recomendada de ações, alocando em temas como juros mais baixos por mais tempo, em papéis como Localiza, AES Tietê e B2W; retomada do crescimento, mas de maneira gradual (Itaú, Banco do Brasil e Azul) e cíclicos globais descontados (JBS, Suzano, Vale e Petrobras).

Com relação à seleção do mês anterior, a XP fez duas substituições para realizar lucros e aumentar a exposição em ativos ligados à queda de juros: incluiu AES Tietê (TIET11) e Suzano (SUZB3), e excluiu os papéis de Gerdau (GGBR4) e Ultrapar (UGPA3). Também houve uma mudança no peso dos demais ativos de forma a rebalancear o portfólio.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Segundo a equipe de Karel Luketic, analista-chefe da XP Investimentos, o aumento em bancos deve-se à expectativa de que o setor aumente seus lucros antes da recuperação econômica. O aumento em Vale e redução em JBS busca manter a alocação em exportadoras, através de um nome mais descontado. Já o aumento de participação em Petrobras busca maior exposição à melhora no cenário global que, na opinião dos analistas, deve beneficiar os preços de petróleo.

Desempenho anterior

Em fevereiro, a carteira recomendada da XP recuou 2,86%, enquanto o Ibovespa caiu 1,86%. Desde seu início, em julho de 2018, o portfólio acumula alta de 32,7%, contra alta de 31,4% do benchmark. 

Confira a carteira de ações completa da XP Investimentos para março. Para investir, clique aqui e abra sua conta – é de graça!

Empresa Ticker Peso
AES Tietê TIET11 5%
Azul AZUL4 10%
B2W BTOW3 5%
Banco do Brasil  BBAS3 15%
Itaú Unibanco ITUB4 15%
JBS JBSS3 10%
Localiza RENT3 5%
Petrobras PN PETR4 15%
Suzano SUZB3 5%
Vale VALE3 15%