Bolsa pode subir até 3% nesta segunda após vitória de Bolsonaro, diz gestor

Apesar de boa parte do resultado já estar precificado -  por conta da vantagem nas pesquisas - a Bolsa deve ter um dia positivo

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO –A vitória de Jair Bolsonaro (PSL) nas eleições para presidente terá impacto em todos os mercados nesta segunda-feira (29). Na opinião de especialistas, apesar de boa parte desse resultado já estar precificado –  por conta da vantagem nas pesquisas – a Bolsa deve ter um dia positivo.

“Assumindo que as bolsas dos EUA fiquem estáveis, acho que o Ibovespa pode subir entre 2% e 3%. Se as Bolsas lá fora tiverem um dia de alta, nosso mercado pode reagir ainda melhor”, disse o gestor responsável por um grande fundo de ações que pediu para não ter o nome citado.

Invista na Bolsa com corretagem ZERO! Abra uma conta na Clear

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele pondera que o mercado já antecipou em boa parte o movimento de alta, e que por isso o Ibovespa deve reagir de maneira mais ‘branda’ em relação ao pregão pós primeiro turno. “Nas últimas semanas o mercado lá fora estava muito ruim, e o Brasil ‘segurou’”. Então acho que o pregão de amanhã deve ser de alta, mas talvez ela não seja tão forte”, disse.

 Este mesmo gestor deu entrevista para o InfoMoney após o primeiro turno das eleições e acertou em cheio a análise ao dizer que a Bolsa poderia subir até 7% após a votação do dia 7 de outubro. Naquele dia, o Ibovespa chegou a subir 6,5% e terminou com alta de quase 5%.

O gestor do fundo de ações Alaska Black, Henrique Bredda, também acredita em um dia positivo para a Bolsa nesta segunda-feira. “A bolsa ainda tem muito espaço para subir. O primeiro dia é uma caixinha de surpresas, mas pode abrir muito forte amanhã”, disse Bredda durante a Mesa Redonda sobre as eleições transmitida pela IMTV.

Continua depois da publicidade

Médio prazo

Na opinião do gestor, no médio prazo o upside (potencial de alta) da Bolsa deve ser ainda maior. Isso depende de como serão feitas as nomeações para cargos importantes como a equipe econômica, os ministérios e a direção de empresas públicas como a Petrobras.

“Se o Bolsonaro colocar uma equipe boa, se as reformas passarem, eu acho que o upside da Bolsa será bem grande”, disse.

XP elevou Petrobras para compra

As reações do mercado financeiro já começaram, mesmo antes da Bolsa abrir. A XP investimentos divulgou um relatório logo após o anúncio do resultado das eleições elevando a recomendação  das ações da Petrobras para compra, com preços-alvo de R$ 33 e R$ 32 para PETR4 e PETR3, respectivamente.

A equipe de análise vê menores riscos de intervenção na política de preços de combustíveis da companhia em 2019 em diante, com base em afirmações do presidente eleito de que manteria repasses de preços de petróleo e câmbio,  mesmo que com uma frequência menor.

“Com maior visibilidade na capacidade de geração de caixa da Petrobras, vemos espaço para uma maior valorização das ações e redução do nível de desconto em relação às petroleiras globais em termos de múltiplos, atualmente em 15%”, dizem os analistas da XP.

Invista na Bolsa com corretagem ZERO! Abra uma conta na Clear

 

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip