Renner investe em plus size mirando mercado de R$ 5,6 bilhões; analistas estão otimistas

Brasil Plural recomenda compra para a ação e estima um preço-alvo de R$ 39 para 2019. 

Giovanna Sutto

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SÃO PAULO – A Renner abrirá lojas próprias para sua linha de roupas plus size Ashua antes do fim de setembro. Buscando replicar o sucesso da Youcom, marca do mesmo grupo com foco no público jovem, a empresa quer conquistar mais um nicho de mercado. A primeira loja será na cidade natal da empresa, Porto Alegre, e mais duas unidades serão abertas em São Paulo.

Considerando a abertura das lojas físicas, os analistas do banco Brasil Plural estão otimistas e acreditam que a “empresa possui a melhor equipe de operações e execução do setor e deve continuar a ganhar market share no Brasil, com retornos positivos aos acionistas”. O banco recomenda compra para a ação e estima um preço-alvo de R$ 39 para 2019

Para Betina Roxo, analista da área de research da XP Investimentos, a estratégia vai em linha com a decisão de capturar nichos com potenciais – como aconteceu com a Youcom. “A empresa avalia as categorias que mais saem de suas própria lojas de departamentos e define bem onde focar”, explica.

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Segundo ela, é uma aposta que pode dar certo, como a marca focada no público jovem, que gerou receita líquida de R$ 67,8 milhões, e crescimento de 34,4%. Enquanto o grupo todo (Renner, Camicado e Youcom) gerou receita líquida de R$ 3,18 bilhões, com expansão de 10,9%. O lucro líquido aumentou 48,2% no período, para R$ 386,2 milhões.

A analista também entende que a Renner é uma empresa de nome no setor, que tem eficiência operacional e de execução – mas não recomenda compra do papel. “Nossa recomendação é neutra, por enquanto, porque no cenário atual ainda há muito risco com a incerteza política”, diz. 

Ela explica que as empresas de consumo sofrem com a volatilidade desse cenário instável – que estamos enfrentando pré-eleições. “Mas como a Renner tem muita qualidade acaba sendo mais resiliente em tempos difíceis em relação a outros players”, diz Roxo. A XP estima preço-alvo de R$ 33 em 12 meses.

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A Ashua foi criada em 2016 como uma marca adicional vendida dentro das lojas Renner e tem seu foco em roupas plus size. Passando para lojas físicas, pode realmente ser um nicho interessante considerando que 54% dos brasileiros estão com sobrepeso e 19% são obesos. Além de trazer à tona a questão da representatividade.

Segundo dados, da consultoria Iemi Inteligência de Mercado, a categoria de roupas “plus size” movimentou R$ 5,6 bilhões, com avanço de 8,2% em 2017, e chegou a 208 milhões de peças no ano passado, com crescimento de 5% em relação ao ano anterior. O segmento corresponde a 3,5% do mercado total de vestuário no Brasil.

A Renner é uma das maiores varejistas de moda do Brasil, com 329 lojas Renner, 101 unidades da Camicado e 92 da Youcom (até junho de 2018), além das suas plataformas online e o e-commerce, Ashua.  

A ação da Lojas Renner fechou em alta de 2,05%, a R$ 27,94No ano, o papel acumula desvalorização de 22,52%

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Giovanna Sutto

Repórter de Finanças do InfoMoney. Escreve matérias finanças pessoais, meios de pagamentos, carreira e economia. Formada pela Cásper Líbero com pós-graduação pelo Ibmec.