Maior fundo quantitativo do Brasil reduz taxa de administração de 2% para 1%

Antônio Correia, sócio-fundador da Bozano Investimentos, é o entrevistado desta semana no programa "Papo com Gestor"

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – A taxa de administração do fundo quantitativo Bozano Quant foi reduzida de 2% para 1% a partir deste mês e a liquidez do ativo foi elevada com o prazo de resgate menor, passando de de “D+4” para “D+1”, ou seja, o resgate passa a ser pago um dia útil após a solicitação.

A mudança na taxa de administração tornará o fundo ainda mais eficiente. Desde a criação do Bozano Quant, em outubro de 2010, os ganhos acumulados foram de 122% do CDI. Se a taxa menor já estivesse em vigor, a rentabilidade do fundo teria sido de 136% no período.

É essa diferença na rentabilidade que Antônio Correia, sócio-fundador e responsável pela gestão dos fundos quantitativos da Bozano Investimentos, quer passar a entregar para os investidores.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em entrevista ao programa Papo com Gestor desta semana (confira a entrevista completa no vídeo abaixo), Correia explicou que “o grande diferencial de um fundo quantitativo é o de aplicar um rigor científico e utilizar tecnologia para aprimorar as decisões de investimento”.

Tentando resumir como funciona um “fundo quant” em poucas palavras: o time de analistas escolhe uma estratégia “criada” por um gestor, valida a hipótese de investimento fazendo um ‘backtesting’ (que seria replicar essa estratégia no passado para ver se ela seria lucrativa). Essa é a grande vantagem do Bozano Quant, explica Correia: o fundo atualmente roda 25 estratégias diferentes, e o trabalho do gestor acaba sendo apenas alocar os recursos na melhor estratégia para determinado momento.

Quer investir no fundo Bozano Quant FIM? Clique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos

Continua depois da publicidade

Os resultados do fundo mostram consistência: desde sua criação, em 18 de outubro de 2010, o fundo registrou cota mensal negativa em apenas 3 dos 91 meses de vida. 

O fundo Bozano Quant está aberto para investimentos na plataforma da XP Investimentos, com aplicação inicial de apenas R$ 5 mil, e Antônio Correia conta em detalhes sua trajetória e estratégia do fundo na íntegra no vídeo abaixo. 

Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.