Olhar o universo com um telescópio ao invés de um binóculo: veja como funciona o maior fundo quantitativo do Brasil

Antônio Correia, sócio-fundador da Bozano Investimentos, é o entrevistado desta semana no programa "Papo com Gestor"

Weruska Goeking

Publicidade

SÃO PAULO – “O grande diferencial de um fundo quantitativo é o de aplicar um rigor científico e utilizar tecnologia para aprimorar as decisões de investimento”, conta Antônio Correia, sócio-fundador e responsável pela gestão dos fundos quantitativos da Bozano Investimentos, em entrevista ao programa Papo com Gestor desta semana (confira a entrevista completa no vídeo acima).  

Tentando resumir como funciona um “fundo quant” em poucas palavras: o time de analistas escolhe uma estratégia “criada” por um gestor, valida a hipótese de investimento fazendo um ‘backtesting’ (que seria replicar essa estratégia no passado para ver se ela seria lucrativa). Essa é a grande vantagem do Bozano Quant, explica Correia: o fundo atualmente roda 25 estratégias diferentes, e o trabalho do gestor acaba sendo apenas alocar os recursos na melhor estratégia para determinado momento.

“O ser humano com uma tecnologia consegue ser mais efetivo do que um ser humano sem tecnologia”, acrescenta. Para ele, usar a estratégia quantitativa ao invés da “forma tradicional” de investimentos é como analisar o universo usando um telescópio ao invés de um binóculo. Correia acredita ainda que a tendência é o fundo tornar-se cada vez mais eficiente e rentável com o passar do tempo, à medida que mais tecnologias vão sendo incorporadas na “rotina” da gestora.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Um sinal dessa eficiência já pode ser sentida no “bolso” dos cotistas do fundo: a Bozano Quant reduziu, a partir de maio, a taxa de administração de 2% ao ano para 1% ao ano, além de também aumentar a liquidez do fundo, reduzindo o prazo de resgate de “D+4” para “D+1”. 

Os resultados do fundo reforçam essa consistência: desde sua criação, em 18 de outubro de 2010, o fundo tem rentabilidade de 122% do CDI, com cota mensal negativa em apenas 3 dos 91 meses de vida. Girando novamente a estratégia do fundo com taxa de administração de 1% ao ano, essa rentabilidade histórica seria de 136% do CDI.

Cabe destacar que o CDI teve valorização de 114,7% desde a data da criação do fundo, contra 140% do Bozano Quant – uma diferença de 22,1%. 

Continua depois da publicidade

O fundo Bozano Quant está aberto para aplicação na plataforma da XP Investimentos, com aplicação inicial de apenas R$ 5 mil, e Antônio Correia conta em detalhes sua trajetória e estratégia do fundo na íntegra no vídeo acima. 

Quer investir no fundo Bozano Quant FIM? Clique aqui e abra já sua conta na XP Investimentos

Papo com Gestor é um programa de entrevistas semanais apresentado por Thiago Salomão, editor-chefe do InfoMoney. O programa é fruto de uma parceria com a XP Investimentos e trará toda semana uma entrevista com gestores que estão se destacando dentro da lista de fundos da plataforma digital da XP.