Os motivos que fazem deste o momento ideal para ganhar dinheiro na Bolsa

O economista James Gulbrandsen se mostra otimista e vê o PIB acima de 4% em 2018

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Este pode ser um dos melhores momentos da história para investir na renda variável, segundo James Gulbrandsen, gestor responsável da NCH Capital. O economista norte-americano conta que o cenário de recuperação da economia brasileira somado à queda da inflação e das taxas de juros configuram um “momento histórico para ganhar dinheiro na Bolsa”.

No 38º Congresso Brasileiro da Previdência Complementar Fechada, realizado em São Paulo, Gulbrandsen explicou que a recuperação do Ibovespa agregada à recuperação econômica, queda da inflação e das taxas de juros, configuram um momento histórico de equities Small-Mid Caps. Ele se mostra ainda otimista e vê o PIB acima de 4% em 2018. “Com um menor custo de capital e maiores resultados há um maior ganho substancial na bolsa”, diz.

Segundo ele, a  expectativa para os próximos 12 meses é de que Small-Mid Caps aumentem a liderança contra Large Caps, que a inflação fique controlada por causa do “gap de produção”, e de que o Brasil tenha o segundo melhor ano de Investimento Estrangeiro Direto (IED) na história pós Plano Real. “O PIB vai surpreender e os juros e a inflação vão cair”, afirma. 

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Dentre os riscos enxergados no curto prazo, James cita as eleições presidenciais de 2018 e o risco macroeconômico relacionado ao presidente norte-americano, Donald Trump, “que pode entrar em conflito com a Coreia do Norte”.

Além disso, apesar de afirmar que a recuperação da economia foi mais lenta do que a esperada, Gulbrandsen chama atenção de que o Ibovespa precisaria subir 44% a.a. nos próximos 10 anos, assumindo uma taxa Selic a 8% a.a., para que ambos os investimentos convergissem desde 1994.

Com relação às chaves para a recuperação econômica, ele elenca a redução da inflação (para menos de 5%), redução dos juros (menos de 8%), queda do desemprego, aumento de investimentos (com foco no estrangeiro), aumento do consumo e da renda real. O economista reforça ainda, que com uma permanência de juros baixos por mais tempo, a recuperação do país também tende a ser maior.