Como ganhar dinheiro na Bolsa?

"Esta é uma pergunta fácil de ser respondida, mas difícil de ser executada. Compre barato, espere valorizar e venda caro. Porém, a execução destes três simples passos é o grande desafio"

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O mercado acionário atrai muitos investidores que têm apetite por risco e querem uma rentabilidade maior tanto no curto quanto no longo prazo – e estão dispostos e enfrentar a volatilidade e possíveis perdas que este tipo de aplicação pode causar. Um leitor do InfoMoney fez uma pergunta simples e direta para os assessores financeiros da plataforma Ganhe Mais: “Como ganhar dinheiro com ações”?

O assessor de investimentos Mauricio Manfron Santos, da Alta Vista Investimentos, disse que esta é uma pergunta fácil de ser respondida, mas difícil de ser executada. “Compre barato, espere valorizar e venda caro. Porém, na prática a execução destes três simples passos é o grande desafio para quem quer ganhar dinheiro com ações”, diz.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui. 

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Ele lembra que existem duas técnicas para se encontrar o momento de compra de uma ação que são a análise fundamentalista e a análise técnica ou grafista. “A primeira foca nos fundamentos, ou seja, analisa o balanço da empresa e seus indicadores para saber se ela está saudável em suas operações e frente a seus concorrentes. Por outro lado, a análise gráfica analisa somente o gráfico de preços das ações e, utilizando-se de alguns métodos, tenta-se encontrar o momento ideal de compra e venda. No entanto nenhuma técnica (fundamentalista ou gráfica) apresenta 100% de confiabilidade”, destaca.

Importância de estudar
O assessor de investimentos Ronaldo Bella, da Allux Investimentos, destaca a importância de estudar o mercado financeiro antes de comprar ações na Bolsa. “Se eu puder responder em apenas uma palavra, resumiria tudo nesta: ‘estude’”, aconselha.

Bella lembra que o mercado de renda variável é muito dinâmico e que não existe uma regra específica sobre como ganhar dinheiro na Bolsa. “Cada trader (investidor) adota suas estratégias e segue o caminho que melhor concilia, sob sua visão, estratégia e controle de riscos”, ressalta.

Continua depois da publicidade

Pra começar, ele recomenda que o investidor aprenda o básico sobre o funcionamento da Bolsa. Se já tiver passado por esta etapa, ele sugere a busca de informações a respeito das análises gráfica e fundamentalista. “Se for possível estude o funcionamento das opções. Digo isso pois existem operações estruturadas que você realiza com opções que podem proteger suas operações, minimizando ou até anulando (dependendo da estrutura da operação) sua chance de perder dinheiro. Esses passos lhe darão uma base para começar a operar ações com um pouco mais de conhecimento e estratégia”, afirma.

Alexandre Sandoval, que também é assessor na Allux Investimentos, lembra que além de ganhar com a valorização dos papéis, o investidor também pode optar por ações que pagam uma boa renda de dividendos – e que normalmente são mais defensivas (menos voláteis) do que as outras. “Algumas empresas pagam mais dividendos do que o mínimo exigidos por lei aos acionistas. São as chamadas “vacas leiteiras”, destaca.

 

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip