5 coisas que recém-casados precisam saber sobre investimentos

Planejamento financeiro, determinação de um estilo investidor e investir o quanto antes são chaves para ótimos rendimentos

Mariana Zonta d'Ávila

Publicidade

SÃO PAULO – Há muita empolgação envolvida no período que antecede o casamento: a escolha do vestido, a organização da festa, o planejamento da lua-de-mel, entre outros. Quando a vida a dois passa a fazer parte da rotina, porém, alguns assuntos precisam ser discutidos e um deles está relacionado às despesas e investimentos do casal. Confira cinco dicas que Matt Bell, do Wise Bread, sugere aos pombinhos:

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui.

1- Confiança não interfere na habilidade

Homens e mulheres tendem a lidar com o dinheiro de maneiras muito distintas e isso se evidencia quando falamos de investimentos. De acordo com um estudo realizado pelo banco norte-americano Merrill Lynch, 55% das mulheres concordam que conhecem menos que o investidor comum sobre o mercado financeiro e investimentos em geral, contra 27% dos homens que se dizem na mesma situação.

Essa diferença na confiança leva a comportamentos distintos em relação aos investimentos. Segundo uma pesquisa realizada pelo banco Barclays, homens são mais suscetíveis a buscar o impossível: prever o mercado.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Enquanto homens têm mais confiança em seus conhecimentos sobre investimentos, estudos apontam que as mulheres tendem a ser melhores investidoras. Dados divulgados pelo The Financial Times, por exemplo, indicam que os Fundos Hedge costumam ter melhores performances quando administrados por mulheres.

2- Você provavelmente encara os riscos de uma maneira diferente do seu cônjuge

Uma das escolhas mais importantes ao decidir seus investimentos está relacionada à alocação dos ativos, ou seja, o quanto do seu portfólio será destinado às ações e quanto estará aplicado em títulos.

A proporção deve levar em consideração o tempo disponível para investimento e a quantidade de risco que você está disposto a correr. Para descobrir o estilo investidor de cada um, Matt Bell recomenda um quiz criado pela empresa de investimentos estadunidense, Vanguard. Por meio deste teste, a pessoa consegue identificar o próprio comportamento frente às variações do mercado, facilitando o encontro do meio-termo com o (a) parceiro (a) no momento de alocar seus ativos.

Continua depois da publicidade

 3- Quite as dívidas antes de começar a investir

 Se você é como a maioria dos recém-casados, você tem dívidas e portanto, um dos melhores investimentos que pode fazer é quitá-las o mais rápido possível.

Este conselho não é benigno somente para a sua situação financeira, mas também para o seu casamento. Um estudo realizado por Jeffrey Dew, professor da Universidade Utah State, mostrou que manter dívidas por muito tempo gera conflitos na relação e faz com que o casal brigue mais, não somente por questões relacionadas ao dinheiro. Enquanto isso, Dew registrou que os recém-casados que conseguem quitar todas as dívidas nos primeiros cinco anos de casamento são normalmente os mais satisfeitos com o matrimônio.

Portanto, se você está começando o casamento com dívidas, pague-as, e não se esqueça de adicionar o valor da hipoteca à conta antes de começar a investir.

4- Tenha controle de seu dinheiro

No mundo dos investimentos, há muitas coisas que não podemos controlar: ninguém sabe o caminho que o mercado irá seguir, o quão alta a inflação pode chegar, ou quando a próxima crise financeira irá atingir os investidores. Há porém, um fator que podemos determinar: a quantidade de dinheiro que será investida.

Um bom conselho é estipular suas despesas para apenas um salário, especialmente as despesas de casa. Ou seja, se um dos cônjuges conseguir bancar os custos, a disponibilidade de capital para investir será maior, já que grande parte da outra renda poderá ser destinada às aplicações.

Outro ponto está relacionado ao planejamento financeiro. É importante que o casal estabeleça metas e parâmetros sobre o quanto será destinado para pagar desde roupas a viagens, sempre reservando uma quantia para investir.

5- O futuro está mais perto do que você imagina

Algo que também pode ser controlado é o período que a pessoa começa a investir. Quando você é novo e recém-casado, pensar na aposentadoria pode parecer algo muito vago e distante, mas depende mais das suas atitudes presentes do que futuras.

Nunca se esqueça que os juros compostos favorecem os mais novos, e, portanto, quanto mais cedo você começar a investir, melhor.

Leia também:

O método do editor-chefe do InfoMoney para economizar (funcionou até quando ele ganhava R$ 1.300/mês)

Baixe um pacote de planilhas financeiras gratuitas

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação