O segredo de investimento revelado por Buffett há 31 anos

Em 1984 o guru dos investimentos avisou para o mundo como seria investir com sucesso

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Em maio de 1984, Warren Buffett colocou para fora tudo o que é preciso saber sobre sua filosofia de investimento. Em um discurso na Columbia Business School, mais tarde adaptado em um ensaio, Buffett apresentou o que chamou de “Os Superinvestidores de Graham-e-Doddsville”.

Você está investindo bem seu dinheiro? Faça o teste aqui

Buffett escreveu que o tema intelectual comum dos investidores de Graham-e-Doddsville é um: eles procuram discrepâncias entre o valor de um negócio e o preço de pequenos pedaços desse negócio no mercado. E, como afirma Myles Udland, editor do site Business Insider, essa é parte bonita nos investimentos de Buffett: ele não pensa em comprar uma ação, ele pensa na compra de um negócio.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O título do ensaio “Graham-e-Doddsville” vem de Benjamin Graham, professor de Buffett na Columbia University, e Dave Dodd, com quem Graham escreveu um livro sobre análise de segurança.

No ensaio, Buffett convida os leitores a considerarem um grupo de investidores que superou o índice S&P 500 ano após ano. “Neste grupo de investidores de sucesso que eu quero considerar, eles têm ido para lugares diferentes e comprado e vendido diferentes ações e empresas, mas eles têm um registro que simplesmente não pode ser explicado por mero acaso”.

Buffett explica que os investidores de Graham-e-Doddsville não se importam quando comprar uma ação ou o beta de um ativo e muito menos com a “covariância dos retornos entre títulos”. Buffett afirma que esses investidores são empresários que compram partes de empresas, e não traders que compram ações.

Continua depois da publicidade

Buffett conclui seu ensaio escrevendo que alguns podem se perguntar por que ele está jogando aos quatro ventos sua filosofia de investimento base. “Eu só posso dizer que o ‘segredo’ esteve aí por mais de 50 anos, ainda assim, não vi nenhuma tendência de investimento em valor nos últimos 35 anos que venho praticando. Parece haver alguma característica humana perversa que gosta de fazer as coisas fáceis aparentarem serem difíceis, coisa que só acadêmicos entendem. O fato é que houve um afastamento da doutrina do investimento em valor ao longo dos últimos 30 anos e é provável que continue assim. Ainda haverá uma grande discrepância entre preço e valor no mercado, e aqueles que lerem Graham & Dodd continuarão a prosperar”, conclui. 

 

Leia também

Quer saber se você está investindo bem? Faça uma simulação

Descubra qual é a aplicação financeira de risco baixo mais rentável

Imóvel é sempre bom negócio? Teste mostra que alugar é melhor

Seu carro facilmente lhe custa R$ 2.500 por mês. Duvida?

Qual é o melhor CDB: pré, pós ou indexado à inflação? Planilha mostra

Quanto custa realizar cada um de seus sonhos? Descubra