Analistas cortam preço-alvo de Vale, mas mantém recomendação de compra

O principal motivo para o corte é a queda no preço do minério de ferro

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – “Um ambiente menos otimista”, assim é intitulado o relatório da corretora Planner a respeito da Vale (VALE5). Os analistas da corretora optaram por cortar o preço-alvo do papel de R$ 36,00 para R$ 33,00, no entanto, a recomendação permanece de compra para a ação.

De acordo com os analistas, os preços do minério de ferro caíram 34,9% em 2014, principalmente por conta do aumento de produção na Austrália, os elevados estoques e o fraco crescimento da siderurgia na China. “No entanto, as grandes mineradoras, inclusive a Vale, continuam aumentando suas vendas para a China, substituindo os produtores locais de maior custo”, pondera a corretora.

Dessa forma, mesmo com a queda no preço, os volumes maiores compensam em parte essa diferença no faturamento. “É importante lembrar que os baixos custos de produção destas mineradoras permitem que elas continuem obtendo retornos elevados, mesmo com os preços do minério em baixa”, afirma ainda a Planner.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Além disso, os analistas elogiam o empenho da companhia em reduzir custos e o anúncio da redução de investimentos da empresa nos próximos anos. “Isso deve liberar caixa para aumentar os dividendos, o que será positivo para os investidores nos próximos anos”, relatam os analistas.

Em relação aos resultados da empresa no segundo trimestre de 2014, a equipe de análise afirma que a mineradora mostrou forte expansão nas vendas do minério de ferro e só não teve resultado melhor por conta do fator preço. Na comparação com o mesmo período de 2013, as vendas da commodity aumentaram 7,7%, mesmo com cenário doméstico complicado e queda na produção de aço da China.