Corretora espera valorização de 90% para ações da Vale; saiba por quê

A empresa não deve ser tão afetada pela desaceleração da economia chinesa, acredita corretora Concórdia

Leonardo Pires Uller

(Divulgação/Vale)

Publicidade

SÃO PAULO – A Vale (VALE5) é uma das ações favoritas de muitos analistas – basta ver que a ação é a mais recomendada há oito meses consecutivos na compilação mensal feita pelo InfoMoney. No entanto, uma corretora em particular parece estar mais otimista com a empresa: a Concórdia calcula o preço-alvo para os próximos doze meses de R$ 53,46/ação – potencial de valorização de 89,17% em relação ao fechamento do dia 1 de abril.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

O que justifica a recomendação? A analista Daniela Martins explica que mesmo com uma possível desaceleração da economia chinesa, a companhia não será tão prejudicada assim. “A Vale continua sendo líder mundial na produção de minério de ferro, com preços muito baixos em relação a seus concorrentes, fazendo assim com que continue sendo a melhor em seu setor”, afirma a analista.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Daniela destaca ainda que outro motivo que leva a crer que o papel terá bom desempenho são os cortes de custos promovidos pelos executivos da empresa. “Isso foi feito no ano passado e deve continuar impactando positivamente nos resultados operacionais da empresa”, acredita a analista.

O dólar mais valorizado também ajuda a companhia ,afirma Daniela, uma vez que a empresa tem a maior parte de suas receitas atreladas à moeda norte-americana. No caso de um apagão no segundo semestre, a analista explica que a empresa deve ser afetada tanto quanto todas as outras no Brasil.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Continua depois da publicidade

Contudo, os últimos resultados da empresa estiveram abaixo do esperado e a empresa não conseguiu entregar tudo que era esperado em 2013. Com isso, o preço-alvo do papel pode ser revisado para baixo em breve, alerta a analista.