Conheça 5 hábitos de todo investidor de sucesso

Poupar com regularidade e disciplina é um dos hábitos

Leonardo Pires Uller

Publicidade

SÃO PAULO – A maioria dos investidores gasta tempo e energia pensando no que pode ganhar com seus investimentos, o que até faz sentido. No entanto, é preciso fazer mais do que isso para ter sucesso, afirma Paul Merriman, em sua coluna no site MarketWatch.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Merriman perguntou para vários assessores financeiros como é possível se dar bem no mundo dos investimentos e ouviu uma resposta reveladora. “Nós somos o que fazemos repetitivamente . A excelência vem com os hábitos”, disse um deles.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Por isso, o colunista listou 5 hábitos fundamentais que parecem estar “enraizados” nos investidores mais bem-sucedidos e que você pode pensar em seguir.

1 – Definir metas
Investidores bem-sucedidos sabem para onde querem ir e definem metas para chegar lá. Os investidores que não têm objetivos claramente articulados e mensuráveis tendem a se envolver em vários investimentos, na esperança de que vão encontrar algo que funcione. Mas, uma vez que você definir algumas metas fixas, suas escolhas e ações de investimento vão adquirir um significado inteiramente novo.

2 – Criar um plano – e se manter fiel a ele
Os investidores de sucesso fazem planos concretos para atingir seus objetivos e os seguem. Periodicamente eles também reexaminam esses objetivos. Na vida real, as nossas necessidades mudam, as circunstâncias mudam e o conhecimento evolui. Repensar seus objetivos e trabalhar para alcançá-los pode se tornar uma parte regular de sua vida. Merriman recomenda que isso seja feito ao menos uma vez por ano.

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

3 – Poupar com regularidade
Investidores de sucesso poupam com regularidade. Todos os assessores que o colunista conversou concordaram que este é um ingrediente absolutamente essencial para investir com sucesso. Afinal, é óbvio que você não pode investir sem ter poupado antes.

4 – Viver com menos
Se você consegue viver com menos quando a necessidade lhe impõe, então você colocou uma importante peça de base para uma reforma bem sucedida nas suas finanças. Alguns investidores bem-sucedidos têm prazer em demonstrar que podem viver com menos. E eles estão entre as pessoas que têm mais probabilidade de desfrutar a aposentadoria, afirma o colunista.

5 – Permanecer no jogo 
De acordo com Paul Merriman, os investidores de sucesso sabem que terão problemas com seus investimentos, mas permancem “no jogo” do mesmo jeito. O colunista destaca que muitas pessoas acabam mudando de ideia e desistindo de suas aplicações por conta de perdas, o que é um erro.

Quando uma aplicação desvaloriza, você deve ficar atento e evitar mudar de estratégia movido pelo pânico e sentimento de manada (seguir o que os outros fazem). Se você fez uma análise consistente, deve confiar nela e evitar sair do investimento movido por oscilações de curto prazo – a não ser que haja alguma mudança importante nos fundamentos da empresa ou título que você aplicou.