O que há de melhor na Bovespa: as ações mais indicadas pelos analistas

A Vale ficou em primeiro lugar pelo sexto mês seguido

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira, terminou o mês de dezembro em queda de 1,86% e desvalorização de 15,5% em 2013. Assim, em meio a um pessimismo mais elevado no mercado acionário e um apetite por risco ainda pequeno por parte dos investidores, as corretoras, em grande parte, mantiveram suas recomendações para dezembro.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A Vale (VALE5), que ficou na liderança em todos os meses de 2013, com exceção de julho, permaneceu no topo em janeiro de 2014, ao ser citada em 21 relatórios dos 29 analisados pelo portal InfoMoney.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Já a segunda posição, que havia ficado com a Gerdau (GGBR4) no mês anterior, ficou com o Itaú Unibanco (ITUB4), que tinha ficado na terceira posição, agora assumida pela própria Gerdau. Elas tiveram 14 e 12 recomendações, respectivamente.

Ação Recomendações
Janeiro/2014
Recomendações
Dezembro/2013
Vale PNA 21 21
Itaú Unibanco PN 14 10
Gerdau PN 12 11
Petrobras PN 10 8
Ambev ON 9 9
BB Seguridade 9 8
BRF ON 9 6
Pão de Açúcar PN 9 8
Cosan ON 8 9
Suzano PNA 8 4

A quarta posição, antes dividida entre a Ambev (ABEV3) e a Cosan (CSAN3), agora ficou com a Petrobras, que teve 10 recomendações. Em dezembro, a estatal havia ficado em quinto lugar.

Continua depois da publicidade

Vale no topo novamente
A Vale é a maior produtora de minério de ferro e pelotas do mundo, a segunda maior mineradora diversificada do planeta e a segunda maior produtora de níquel, também em escala mundial. Em relação à sua receita, metade dela advém dos mercados asiáticos e o restante está dividido entre 21% América do Sul, 20% Europa e 7% América do Norte.

A recomendação da empresa por grande parte das corretoras é proveniente de alguns motivos. De acordo com o relatório da Um Investimentos, os principais são: a sólida geração de caixa, os múltiplos atrativos e o baixo nível de endividamento. Além disso, a expectativa de que os custos operacionais continuem recuando e a provável melhora da rentabilidade nos próximos trimestres também são, de acordo com a corretora, grandes fatores catalisadores.

Metodologia InfoMoney
Ao todo, 29 carteiras de bancos e corretoras foram utilizadas para este levantamento. Os portfólios selecionados foram: Ativa, BB Investimentos, Bradesco/Ágora, BTG Pactual, Citi Corretora, Coinvalores, Concórdia, EconoFinance, Geração Futuro, Geral, Gradual, HSBC, Inva Capital, Rico/Octo, Omar Camargo, PAX, Planner, Quantitas, Safra, Santander, Solidez, SLW, Souza Barros, TOV, Um Investimentos, Votorantim, Walpires, Wintrade, XP Investimentos.

Entre todas as carteiras publicadas pela InfoMoney em janeiro, nesta compilação apenas não foram considerados os portfólios com sugestões de ações que tenham perspectiva de pagamento de proventos.