Quer largar tudo e viver só da bolsa? Veja os 5 passos mais importantes

Leandro Martins, analista da Walpires Corretora, já viveu da bolsa e deu todas as dicas necessárias

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – Muitos investidores tem o sonho de largar o emprego, jogar tudo para o alto e viver só da bolsa de valores, mas de acordo com Leandro Martins, analista da Walpires Corretora, para fazer isso é preciso de muito planejamento, disciplina, conhecimento e, principalmente, ter o perfil certo.

Segundo o especialista, que já viveu da bolsa, muitas pessoas que fazem isso conseguem ser bem sucedidas e até ficam milionárias, no entanto, se a decisão não for bem planejada, o plano pode fracassar.

Existem muitas vantagens e desvantagens em ser Day Trader. Entre as principais vantagens, para Martins, estão: não ter horários fixos, não precisar sair de casa todos os dias para trabalhar, poder dormir tranquilo, sem pensar nos afazeres e obrigações do emprego, e não ter chefe.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Para quem acha que se enquadra no perfil e pretende fazer isso um dia, o analista indicou cinco passos que são muito importantes e imprescindíveis para que a empreitada seja um sucesso.

Os 5 passos:

1. Encontrar uma boa metodologia, o chamado Set-up, principalmente baseado na análise dos gráficos; checar se é vencedor operando com uma pequena parte do capital no início; e entender como reflete as notícias e fundamentos na oscilação das ações.

Continua depois da publicidade

2. Aprender a ter total disciplina para o stop.

3. Saber conter a ganância, para evitar operações que exponham sua carteira.

4. Adaptar um bom método para nunca deixar o emocional vencer o racional.

5. Não ter pressa para seguir os 4 passos anteriores.

Ainda de acordo com o especialista, existem meses bons e ruins para quem vive da bolsa, então, é muito importante que o investidor tenha uma reserva, pois, caso contrário, ele pode se dar muito mal nos piores meses. “Nem os melhores investidores do mundo ganham sempre, então, ou tenha uma reserva ou não se arrisque dessa forma, pois se não um mês ruim para o mercado acionário pode se tornar um desastre em sua vida”, finalizou.