Dia das bruxas: veja as 10 maiores quedas do Ibovespa em 2013

A maior queda do índice até agora ficou por conta da MMX Mineração

Leonardo Pires Uller

Halloween Landscape

Publicidade

SÃO PAULO – Em um ano ruim para o mercado acionário, em que o Ibovespa acumula queda de 11,12% até o fechamento de ontem (30), algumas ações se destacam entre as maiores quedas. Neste dia 31 de outubro, dia do Helloween, o InfoMoney conversou com o mercado para entender o que aconteceu com as empresas que acumulam a maior queda do ano até agora.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A maior queda do Ibovespa fica por conta da MMX Mineração (MMXM3). Os papéis acumulam desvalorização de 84,49%. Grande parte da queda está associada com a perda de credibilidade de Eike Batista no mercado. É importante ressaltar que a OGX Petróleo (OGXP3) seria a maior queda do índice, com 96,80%, mas a companhia entrou em recuperação judicial e sai do Ibovespa hoje.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“A empresa é muito alavancada, não conseguiu entregar os projetos que prometeu e sofreu com isso no mercado”, afirma Adriano Moreno, analista da Futura Investimentos, sobre a MMX.

A segunda queda mais acentuada do índice brasileiro fica com a incorporadora Brookfield (BISA3), com 58,48%. Moreno explica que a companhia não tem conseguido gerar caixa. “Além disso, há sempre o risco de uma nova emissão de ações, que diluiria os investidores atuais e seria péssimo”, destaca.

O analista afirma ainda que o setor de incorporação é cíclico e que, para a empresa ganhar terreno e superar a queda, ela vai precisar entregar números operacionais melhores nos próximos meses. No entanto, ele lembra que a sua controladora possui um grande histórico no Brasil, sendo assim, existe a chance de haver uma volta por cima.

Continua depois da publicidade

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Completam o pódio das ações com as maiores quedas do Ibovespa no ano até agora as ações da Oi (OIBR3), com 49,37%. Sobre a empresa de telecomunicações, Adriano Moreno afirma que ela está em uma fase de transição atualmente, por conta de sua fusão com a Portugal Telecom.

“O mercado associa muito as empresas de telecomunicações com o pagamento de dividendos, e há uma descrença na capacidade da Oi em pagá-los”, explica o analista. Os possíveis ganhos da empresa estão relacionados com a sinergia com a empresa europeia.

Confira as maiores quedas do Ibovespa no ano até agora:

Empresa Código Queda acumulada*
MMX Mineração MMXM3 – 84,49%
Brookfield BISA3 – 58,48%
Oi OIBR3 – 49,37%
Oi OIBR4 – 46,64%
Marfrig MRFG3 – 44,46%
Eletropaulo ELPL4 – 40,22%
LLX Logística LLXL3 – 39,92%
PDG PDGR3 – 38,97%
Rossi RSID3 – 38,90%
Gafisa GFSA3 – 34,82%