Investimento em ações é considerado o mais rentável do mês; ouro e dólar vão do luxo ao lixo

O segundo melhor investimento do mês foi em fundos imobiliários, com o Ifix em alta de 1,82%

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O cenário mudou completamente para os investidores no mês de setembro, com o Ouro 250 gramas, considerado o melhor investimento em agosto (com valorização de 10,82%), se tornando o pior investimento do mês, com queda de 10,1%. O melhor investimento de setembro foi no mercado acionário, com o Ibovespa, principal índice da bolsa de valores, valorizando 4,66%. No ano, o benchmark apresenta queda de 14,13%.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

A segunda melhor aplicação do mês foi em fundos imobiliários, com o Ifix, índice que mede o desempenho dos fundos mais líquidos negociados na BM&FBovespa, valorizando 1,82%. No mês anterior, o investimento havia ficado em último lugar, com queda de 4,27%.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

De acordo com Antônio de Júlio, educador financeiro, o Ibovespa tem muitas empresas com o valor abaixo do valor patrimonial e isso é o que mais está influenciando neste momento. “Essa recuperação era esperada e deve continuar por mais um tempo. Este será um bom final de ano para quem investe em ações”, afirmou o especialista.

Segundo ele, o dólar ter caído tanto também não foi uma surpresa, visto que vem sofrendo muitas intervenções governamentais. “Um dólar muito caro interfere na inflação e, com a alta exagerada que estávamos vendo, estava na cara que isso seria revertido em breve, pois a última coisa que o governo quer neste momento é uma inflação ainda maior, com eleições chegando cada vez mais perto”, finalizou.

Continua depois da publicidade

Renda fixa continua andando de lado
No mercado de renda fixa, tanto o CDI (Certificado de Depósito Interbancário), quanto o CDB (Certificado de Depósito Bancário) – Pré 30 dias (bancos de 1ª linha) e a poupança continuaram andando de lado em relação aos meses anteriores. As rentabilidades foram de 0,69%, 0,70% e 0,51%, respectivamente, contra mesma valorização dos três no mês passado.

Ouro e Dólar: do luxo ao lixo
Em setembro, os dois investimentos que haviam ficado nos lugares mais altos do pódio no mês passado, se tornaram as piores aplicações. O Ouro, que estava em primeiro lugar há três meses, com alta de 10,82% no mês passado, ficou em último lugar em setembro, com queda de 10,10%. Já o dólar, que havia ficado em segundo lugar em agosto, com valorização de 4,50%, sofreu queda de 7,08% neste mês e assumiu a penúltima colocação.

Veja a rentabilidade dos investimentos em setembro:

Investimento Setembro Real*
*Deduzida a variação do IGP-M que subiu 1,5% em setembro de 2013
**CDB líquido (acima de R$ 100 mil) 
***Taxa Efetiva Andima 
Ibovespa +4,66% +3,11%
Ifix +1,82% +0,32%
CDB Pré 30 dias +0,70% -0,79%
CDI +0,69% -0,80%
Poupança +0,51% -0,98%
Dólar

-7,08%

-8,45%
Ouro 250 gr -10,10% -11,43%