Analista revela as estratégias da corretora campeã de rentabilidade em maio

A Geração Futuro produziu sua carteira recomendada utilizando três pilares no processo de seleção das suas ações

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A carteira recomendada da Geração Futuro foi a campeã no Ranking do Portal InfoMoney no mês de maio, com rentabilidade de 4,59%. Este resultado expressivo fez a corretora pular da nona para a terceira posição no ranking anual. Em abril, a variação acumulada de 2013 da Geração Futuro era de 0,63%, ou 8,90 p.p. acima do Ibovespa, passando para 5,25%, ou 17,47 p.p. acima do benchmark em maio. O analista Rafael Weber contou as estratégias vencedoras da corretora na hora de selecionar os papéis.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

“Nós fizemos a carteira de maio com os setores que tiveram os resultados mais favoráveis no primeiro trimestre de 2013. Dentro desses setores que colocamos na carteira, a média de resultado do lucro líquido das empresas escolhidas foi de crescimento de mais 20% em relação ao ano passado. Isso mostra que na hora de montar a carteira nós selecionamos os setores com maior evidência de recuperação, com crescimento substancial de resultados”, afirmou o analista.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

De acordo com Weber, a Kroton (KROT3), do setor de educação, cujo lucro líquido subiu mais de 100%, é um exemplo. O setor bancário também, pois mostrou sinais de que os resultados estão melhorando, visto que a inadimplência está caindo, o índice de eficiência deles está melhorando (principalmente do Itaú (ITUB4), que está com uma qualidade do crédito de sua carteira bem superior), e a própria possibilidade dos spreads bancários estão em um nível bom de estabilidade, ou seja, a tendência é que no próximo trimestre eles tenham uma situação mais favorável de resultados.

Os três pilares para o sucesso de uma carteira recomendada
A Geração Futuro produziu sua carteira recomendada utilizando três pilares no processo de seleção das suas ações. “Em primeiro lugar, [priorizamos] empresas e setores que estão em uma situação de risco de ameaças externas menores, ou seja, não colocamos nada de commodities, pois estamos acreditando no mercado doméstico, em empresas que estão com um percurso de crescimento significativo, como é o caso do setor de educação, da Ultrapar (UGPA3), que está na carteira, e do setor bancário. Em segundo, empresas que estão em um momento de resultados muito bons, com crescimento de 20%, em média, em relação ao ano passado, afinal, enquanto setores mais tradicionais da bolsa, no Ibovespa, tiveram um lucro menor que o do ano passado, na nossa carteira os resultados foram melhores que em 2012. Em terceiro lugar, o valuation, ou seja, empresas que tem um grande potencial de valorização e boas perspectivas de crescimento, redução forte de custos, maior eficiência e colocação de preço no mercado”, explicou o analista.

Continua depois da publicidade

10 papéis, uma queda
Das 10 ações que compõe a carteira da Geração Futuro, apenas uma ficou com resultado negativo no mês de maio, enquanto oito ficaram no azul e uma na estabilidade. Os papéis que mais subiram no período foram os da Kroton, da Embraer (EMBR3) e do Itaú Unibanco, com elevações de 12,89%, 11,86% e 6,04%, respectivamente. A BR Malls (BRML3) ficou estável e a Randon (RAPT4) foi a única a fechar no vermelho, com queda de 1,52% no mês. No entanto, de acordo com o analista, a escolha não foi equivocada, tanto que eles a mantiveram na carteira no mês de junho.

“A Randon não performou muito bem no final do mês, mas ela é uma empresa na qual acreditamos muito, tanto que ela permaneceu na carteira agora em junho, pois ela está dentro de todas essas características: recuperação de resultados, momento de perspectiva muito positiva, com o plano agrícola e o incentivo do governo de ampliar o dinheiro para investimento em caminhões. Todo mundo sabe que há a necessidade do aumento da frota de caminhões e renovação da mais antiga. Então a Randon se beneficia disso na medida em que ela vende os implementos rodoviários, que vão acabar sendo puxados pela maior demanda da safra agrícola e recuperação da produção industrial, que melhorou em abril. Sem falar que a empresa está com um ótimo valuation, que também é um de nossos pilares”, finalizou Weber.