Diversos fatores indicam virada do Ibovespa, diz Gradual

A Gradual Investimentos afirmou em relatório que o descolamento do Ibovespa frente ao Dow Jones pode estar no fim

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A Gradual Investimentos afirmou em relatório que o descolamento do Ibovespa frente ao Dow Jones pode estar no fim e que, de acordo com diversos fatores, o principal índice do Ibovespa agora deveria começar a caminhar até acima do índice norte-americano, a fim de corrigir o gap entre eles.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

De acordo com a corretora, “a inflação já bateu um pico e tende a recuar paulatinamente nos próximos meses, os juros começaram a subir e vão subir entre 75 e 100 pontos e não 200 ou 300 pontos como muitos temiam, o PIB vai crescer acima de 2012, empresas tem crescido lucro acima do esperado, a Petrobras apresentou resultados acima das projeções e com perspectivas mais favoráveis para o restante do ano, a Vale também veio com resultados melhores e perspectivas também, e as elétricas estão negociando com o Governo”. Isso tudo corrobora com uma virada do Ibovespa, que já deveria estar apresentando um desempenho melhor.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Péssimo início de ano para a bolsa brasileira
O principal benchmark da bolsa brasileira está com uma queda anual de mais de 10%, na casa dos 54.000 pontos, sendo que começou o ano acima dos 60.000 e recebia previsões de que alcançaria os 77.000 pontos até o final do ano, visto que esse seria “o ano da bolsa”. No entanto, não é o que está sendo visto até o momento, apesar de tudo indicar que a virada está para começar, segundo a Gradual.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

“Entretanto, a pior consequência da compra da história é que investidores estrangeiros venderam Ibovespa futuro durante a maior parte dos primeiros quatro meses do ano, impedindo que o Ibovespa tivesse um comportamento mais correlacionado com as bolsas internacionais, sobretudo, a americana. Investidores estrangeiros já reduziram parte de suas posições vendidas, principalmente, a partir de meados de abril, quando a Petrobras e a Vale divulgaram resultados do 1T13 acima do esperado e sinalizando melhora nos próximos trimestres. Porém, investidores estrangeiros ainda estão vendidos em 155 mil contratos futuros de Ibovespa. Assim, investidores estrangeiros atuam na ponta vendedora do mercado para não permitir que o Ibovespa suba e para que suas posições não se tornem perdedoras. E isso explicaria boa parte do descolamento do Ibovespa, que cai 9% versus o Dow Jones que sobe 15%, ambas em dólar”, explicou a corretora.

Continua depois da publicidade

Problemas, aparentemente, já solucionados
O que vemos até agora, em 2013, segundo a Gradual, é que a bolsa brasileira não acompanha todos os movimentos positivos das bolsas internacionais, e, quando acompanha, não é na mesma intensidade, porque os fundamentos daqui não seriam tão atraentes como os lá de fora. “Essa ideia foi desenvolvida no fim de 2012, por conta de um cenário que o Brasil estava começando a viver e se aprofundaria em 2013: inflação em alta, necessidade de aumentar os juros, PUB crescendo pouco, empresas com resultados apenas razoáveis, Petrobras com resultados fracos, Vale com perspectivas incertas, elétricas com perdas de valor de mercado e resultados decrescentes devido à intervenção governamental”, disse a corretora.

No entanto, essa história, que foi vendida exaustivamente a investidores, principalmente estrangeiros, que passaram a alocar parte de suas posições em outros países, pode mudar, visto que esse cenário descrito acima já é totalmente oposto.