3 alertas para quem vai comprar ações de bancos este ano

Os três papéis que Karina recomenda no setor de bancos são: Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4)

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – O setor bancário é um dos mais procurados pelos investidores e de acordo com  a  analista na Concórdia Corretora, Karina Sanches, é indicado para quem está pensando no médio a longo prazo. “É um setor muito bom para esse momento, mas o investidor tem que ser bem seletivo e estar pensando mais a longo prazo. Tem bancos que se destacam por ter um yield maior, mas tem que ficar atento com o risco também”, explicou a analista, que deu três alertas para quem quer entrar neste setor em 2013.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

1. Spreads bancários muito baixos
O primeiro alerta está relacionado aos spreads bancários, que, segundo Karina, não são mais os mesmos. “Em um passado recente, os bancos conseguiam um spread maior e tinham um retorno elevado. No entanto, hoje o ritmo de crescimento é bem menor, afinal, 2012 foi um ano muito fraco para a economia brasileira, sem falar que agora a taxa de juros não deve voltar a ter dois dígitos tão cedo. Isso limita muito os spreads.”

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Spread bancário é a diferença entre a taxa de juros cobrada aos tomadores de crédito e a taxa de juros paga pelos bancos aos depositantes. Quando o banco faz um empréstimo, ele cobra uma taxa que é sempre superior que a taxa de captação e a diferença entre essas duas taxas é chamada de spread bancário.

2. Menor crescimento das concessões de crédito
O segundo alerta da analista é que o investidor deste setor não pode esperar um crescimento do crédito como aconteceu nos últimos três ou quatro anos. “Nós devemos ter um crescimento bem moderado, pois passamos por um ano de inadimplência muito elevada recentemente, o que diminui substancialmente a originação de crédito”, explicou.

A taxa de inadimplência de pessoas físicas fechou dezembro de 2012 no maior patamar desde novembro de 2009, com 7,9%. Em relação a dezembro de 2011, a taxa subiu 0,5 ponto percentual, sendo que o governo esperava uma queda da taxa no ano. A taxa mede o atraso de pagamento superior a 90 dias.

Continua depois da publicidade

3. Um investimento a longo prazo
Seja para um investidor iniciante ou qualificado, as ações de bancos podem ser uma boa pedida, mas apenas se o investimento for a longo prazo, explicou Karina. Para investidores que não pretendem deixar seu dinheiro muito tempo no ativo ou operam day trade, pode não valer a pena.

“É importante sempre ter na cabeça que quando você compra uma ação você passa a ser sócio da empresa, ou seja, de modo geral o mercado de renda variável é mais voltado para o médio longo prazo, mas no setor de bancos isso é ainda mais forte. Ao adquirir um pedaço de uma empresa, procure acompanhar os passos dela, resultados, metas. E não só dela, mas do setor como um todo”, alertou.

Recomendações
Os três papéis que Karina recomenda no setor de bancos são: Itaú Unibanco (ITUB4), Banco do Brasil (BBAS3) e Bradesco (BBDC4).

“O Itaú está passando por uma correção do ativo, então é um bom momento, pois o banco sofreu muito nos últimos anos com a inadimplência elevada e com os ganhos de eficiência relacionados à compra do Unibanco menores que a expectativa. O Banco do Brasil é um ótimo pagador de dividendos, está com um yield interessante, vale a pena. Já o Bradesco está com uma dinâmica muito boa e resultados consistentes, ou seja, é muito recomendado neste momento”, finalizou a analista.