Bolsa não é só Ibovespa; conheça outros índices e saiba como investir

A Bovespa conta atualmente com 23 índices, divididos em cinco categorias

Arthur Ordones

Publicidade

SÃO PAULO – A bolsa brasileira não é só o Ibovespa. Além de seu principal índice, a BM&FBovespa ainda conta com diversos outros indicadores que medem o desempenho de determinado conjunto de ações, mostrando a valorização ou desvalorização destes papéis ao longo do tempo. Ao todo, são 23 índices, divididos em cinco categorias.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

E uma maneira simples de investir nos índices é por meio dos ETFs (Exchange Traded Funds, ou fundos de índices), que ‘espelham’ os índices, ou seja, refletem exatamente a carteira daquele indicador.  Os ETFs possuem uma estrutura de fundo, são negociados como as ações, de acordo com Silvio Samuel, Portfolio Specialist do Itaú Asset Management.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

“Com os ETFs você pode comprar uma carteira de diversos papéis com apenas uma operação“, explicou.

Uma das maiores vantagens dos ETFs é justamente a diversificação com baixo custo. Comprando uma cota do ETF, é como se o investidor adquirisse uma fração de cada ação que compõe aquele índice, na mesma proporção do indicador. Segundo o especialista, outras vantagens dos ETFs são: eles podem ser negociados como qualquer ação no Home Broker; são regulados pela CVM; funcionam com aporte e resgate em títulos; contém estrutura de administração, gestão, controladoria, custódia e escrituração; além de divugar informações por meio de um site dedicado.

Quer saber mais sobre os termos usados no mercado financeiro? Acesse o glossário InfoMoney

Continua depois da publicidade

Entre os principais ETFs negociados atualmente estão, o BOVA11, que tem o Ibovespa como seu benchmark; o PIBB11, que acompanha o índice IBrX-50; e o SMAL11, que segue o índice SMLL, que sintetiza as Small Caps.

Conheça os índices da Bovespa – e em quais você pode investir por meio dos ETFs:

Índices Amplos
Essa categoria de índices da Bovespa é composta pelos principais da bolsa. Nela estão os índices que juntam, por exemplo, as ações mais líquidas, mais negociadas, que mais pagam dividendos…

Existem oito índices que compõe essa categoria:

1. Índice Bovespa – Ibovespa
É o principal índice de desempenho médio das cotações do mercado de ações brasileiro. Sua relevância é proveniente do fato do Ibovespa retratar o comportamento dos principais papéis negociados na bolsa e também de sua tradição, pois o índice manteve a integridade de sua série histórica e não sofreu mais modificações metodológicas desde sua implementação em 1968.

2. Índice Brasil 50 – IbrX-50
É um índice que mede o retorno total de uma carteira teórica composta por 50 ações selecionadas entre as mais negociadas na bolsa em termos de liquidez, ponderadas na carteira pelo valor de mercado das ações disponíveis à negociação.

3. Índice Brasil – IbrX
É composta por 100 ações selecionadas entre as mais negociadas na BOVESPA, em termos de número de negócios e volume financeiro.

4. Índice Brasil Amplo – IbrA
Oferece uma visão ampla do mercado acionário, medindo o comportamento das ações de todas as empresas listadas na bolsa que atendam a seus critérios de inclusão.

5. Índice Mid-Large Cap – MLCX

6. Índice Small Cap – SMLL
Visam medir o comportamento das empresas listadas na Bolsa de modo segmentado. O índice Mid Large mede o retorno de uma carteira composta pelas empresas listadas de maior capitalização, enquanto o índice Small Cap mede o retorno de uma carteira composta por empresas de menor capitalização.

7. Índice Valor BM&FBOVESPA – IVBX-2
Tem por objetivo mensurar o retorno de uma carteira hipotética constituída exclusivamente por papéis emitidos por empresas de excelente conceito junto aos investidores, classificadas a partir da 11ª posição, tanto em termos de valor de mercado como de liquidez de suas ações.

8. Índice de Dividendos – IDIV
Oferecer uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento das ações das empresas que se destacaram em termos de remuneração dos investidores, sob a forma de dividendos e juros sobre o capital próprio.

Índices Setoriais
Essa categoria de índices da Bovespa envolve aqueles que dividem as ações por setor. Eles são constituídos pelas empresas abertas mais significativas de setores específicos, representando uma medida do comportamento agregado do segmento econômico considerado.

Existem sete índices que compõe essa categoria:

9. Índice de Energia Elétrica – IEE

10. Índice do Setor Industrial – INDX

11. Índice de Consumo – ICON

12. Índice Imobiliário – IMOB

13. Índice Financeiro – IFNC

14. Índice de Materiais Básicos – IMAT

15. Índice Utilidade Pública – UTIL

Índices de Sustentabilidade
Essa categoria é composta por dois índices que tem em sua carteira apenas empresas voltadas à sustentabilidade e com consciência ambiental.

16. Índice de Sustentabilidade Empresarial – ISE
São empresas citadas sob o aspecto da sustentabilidade corporativa, baseada em eficiência econômica, equilíbrio ambiental, justiça social e governança corporativa. Também amplia o entendimento sobre empresas e grupos comprometidos com a sustentabilidade, diferenciando-os em termos de qualidade, nível de compromisso com o desenvolvimento sustentável, equidade, transparência e prestação de contas, natureza do produto, além do desempenho empresarial nas dimensões econômico-financeira, social, ambiental e de mudanças climáticas.

17. Índice de Carbono Eficiente – ICO2
Composto pelas ações das companhias participantes do índice IBrX-50 que aceitaram participar da iniciativa, adotando práticas transparentes com relação a suas emissões de gases efeito estufa (GEE), leva em consideração, para ponderação das ações das empresas componentes, seu grau de eficiência de emissões de GEE, além do free float (total de ações em circulação) de cada uma delas.

Índices de Governança
Essa categoria é composta por quatro índices com empresas que apresentam bons níveis de governança.

18. Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – IGC
Tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa. Tais empresas devem ser negociadas no Novo Mercado ou estar classificadas nos Níveis 1 ou 2 da bolsa.

19. Índice de Governança Corporativa Trade – IGCT
Com base no IGC, foi criado o IGC Trade (IGCT). Ele é composto pelas ações de empresas integrantes do IGC que atendam simultaneamente aos critérios de liquidez indicados a seguir: primeiramente, a inclusão em uma relação de ações cujos índices de negociabilidade somados representem 99% do valor acumulado de todos os índices individuais; e participação em termos de presença em pregão igual ou superior a 95% no período.

20. Índice de Ações com Governança Corporativa Diferenciada – Novo Mercado – IGC-NM
Tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que apresentem bons níveis de governança corporativa e que estejam listadas no Novo Mercado.

21. Índice de Ações com Tag Along Diferenciado – ITAG
Tem por objetivo medir o desempenho de uma carteira teórica composta por ações de empresas que ofereçam melhores condições aos acionistas minoritários, no caso de alienação do controle.

Outros Índices

22. Índice de Fundos de Investimentos Imobiliários BM&FBOVESPA – IFIX
Tem por objetivo medir a performance de uma carteira composta por cotas de fundos imobiliários que são listados para negociação nos ambientes administrados pela bolsa. Essas cotas são selecionadas por sua liquidez e ponderadas nas carteiras por seu valor de mercado total (número total de cotas emitidas multiplicado por sua última cotação em mercado).

23. Índice de BDRs Não Patrocinados – GLOBAL – BDRX
Tem por objetivo oferecer uma visão segmentada do mercado acionário, medindo o comportamento dos BDRs Não Patrocinados, autorizados a negociação na bolsa.