Analistas questionam se bolsa está sofrendo de transtorno bipolar

A bolsa tem apresentado volatilidade acentuada nos últimos dias, aponta análise da Coinvalores

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – O comportamento volátil da bolsa nos últimos dias têm impressionado até mesmo os analistas de mercado. Em relatório desta semana, a equipe de análise da Coinvalores questiona logo no título: “Nossa bolsa está sofrendo de transtorno bipolar?”.

Na semana passada, o principal índice da bolsa paulista começou em baixa, amargando perdas na segunda (4) e terça-feira (5). Na quarta-feira (6), impulsionado pela forte alta dos papéis da Petrobras e da OGX, o Ibovespa mudou rapidamente de rumo e disparou 3,56%. A quinta-feira (7) também trouxe alta para o Ibovespa, mas o mau-humor voltou a prevalecer na sexta-feira (8) “Parece ser esse o diagnóstico [de bipolaridade] feito sobre o comportamento do Ibovespa nesses últimos dias, que alternou momentos de muito bom humor com períodos de depressão profunda”, aponta a equipe da Coinvalores.

Eles acrescentam que, se compararmos o desempenho da nossa bolsa com os principais índices dos mercados internacionais, a volatilidade do Ibovespa fica ainda mais evidente. “Essa percepção médica (sim, além de analistas às vezes também atuamos como psicólogos) torna-se mais aparente quando comparamos essas bruscas oscilações com o desempenho dos mercados lá fora que, de um modo geral, percorreu sob o campo positivo”, apontam.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Acompanhe a cotação de todos os fundos imobiliários negociados na BM&FBovespa

Apesar do diagnóstico preocupante, eles ressaltam que não faltaram motivos que afetassem as ações do principal índice da bolsa paulista. Na semana passada, o anúncio do reajuste do diesel impulsionou os papéis da Petrobras (PETR3, PETR4). Enquanto as ordinárias dispararam 15,16%, as preferenciais avançaram 9% no dia 6. No dia seguinte, as ações da estatal continuaram a subir, para caírem na sexta-feira (8). Os papéis da OGX também movimentaram o mercado semana passada, disparando 16,44% após o anúncio de parceria entre o grupo EBX e o BTG Pactual. Um dia depois, no entanto, as ações devolveram 8,53% dos ganhos da véspera.

Comportamento dessa semana
Para esta semana, a equipe da Coinvalores se pergunta se o comportamento da bolsa vai manter essa característica de impresivisibilidade e aponta os principais drivers que podem contribuir para uma eventual alta ou baixa da bolsa. Nos EUA, eles lembram que serão divulgados dados de inflação, do comércio e da indústria referentes ao mês de fevereiro. A Coinvalores espera “avanços marginais” desses itens. “No entanto, o mais importante continuará sendo as discussões em torno das questões fiscais, podendo a qualquer momento trazer uma (boa) novidade ao mercado”, apontam os analistas.

Continua depois da publicidade

Na Zona do Euro, eles ressaltam que serão divulgados dados como a produção industrial em janeiro – que deve mostrar melhoras, ainda que sensíveis. Também no velho continente, será realizada nesta semana a reunião de cúpula dos líderes da região e os leilões de títulos públicos na Espanha e Itália, eventos que, segundo a Coin, “certamente influenciarão o mercado”. No Brasil, o destaque será a Ata do Copom.

“Acreditamos que esse panorama de incertezas, inerentes às discussões políticas, sobretudo em âmbito externo, trará volatilidade à bolsa paulista, entretanto em essência os elementos serão positivos e, por isso, estamos com o viés de alta semanal”, concluem.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip