Ações de consumo doméstico devem passar por correção, diz gestora

Papéis estão com valuation muito elevado e crescimento esperado para o setor pode vir a não se concretizar

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Depois de registrarem bom desempenho no ano passado, bem acima de outros setores, as ações de empresas voltadas para o consumo não devem repetir os retornos de 2012, na opinião dos gestores da  SPX Capital. “Acreditamos que as ações de consumo doméstico têm um potencial de correção ou de desempenho relativo negativo, dado o elevado valuation das mesmas”, disse a equipe da asset, em carta aos cotistas. Esse setor passou por uma expansão de múltiplos relevante no período recente, embutindo em seus preços expectativas de crescimento robustas à frente, o que acreditamosque esteja mais difícil de acontecer”, continua a carta da gestora.

Para a equipe, essa correção de preços pode vir de três vetores. O primeiro deles é caso o crescimento do PIB (Produto Interno Bruto) permaneça baixo. O segundo é a inflação permanecer no patamar atual ou se elevar, o que deverá ter impacto direto na renda dos consumidores. E o terceiro é uma reversão da política monetária, o que o Banco Central tentará evitar de todas as formas, na opinião dos gestores.

Posicionamento 
No mercado acionário, a gestora ressalta que arpoveitou a performance positiva do mercado local nos primeiros dias do ano e zerou sua posição comprada em Ibovespa, devido a sinais de deterioração macro e microeconômicas. Em seguida, a instituição adotou posição vendida, primeiro contra a bolsa americana e, após sua boa performance, contra um índice de países emergentes

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Já no mercado de juros, os números “piores” de inflação divulgados no mês de janeiro fizeram com que a gestora tomasse posição no DI com vencimento em janeiro de 2015 e janeiro de 2017, “uma vez que o mercado precificava pouco prêmio na curva”.

No mercado de commodities, a gestora afirma que continua vendida em milho, antecipando que os estoques finais nos EUA devem ser 3 vezes maior na próxima safra do que a corrente. “O preço está alto, em termos históricos, e nos parece incompatível com a enormedisponibilidade de milho que esperamos”, diz a gestora.

No mês passado, o fundo SPX Nimitz Feeder FIC FIM registrou retorno de 1,88%, contra 0,61% do CDI (Certificado de Depósito Bancário).