Intervenção do governo é negativa para bolsa, mas abre oportunidades

Para gestor, a mudança repentina nas regras do setor elétrico é um exemplo disso

Diego Lazzaris Borges

Publicidade

SÃO PAULO – A intervenção do governo em setores da economia e, em alguns casos, diretamente nas empresas, é negativa para o mercado de capitais, mas ao mesmo tempo, abre oportunidades para investimentos. A opinião é do sócio e gestor da Oceana Investimentos, Leonardo Messer.

“Você acaba fazendo diligência, fala com reguladores. Essa é a hora em que, se você consegue fazer uma diligência acima da média, acaba conseguindo criar oportunidades. Mas é muito trabalho de campo, os analistas desses setores têm que trabalhar horas e horas, dias e dias,sem parar para conseguirem ter uma vantagem competitiva”, disse Messer, que participou de entrevista para o podcast da Rio Bravo.

O gestor ressalta que a mudança repentina nas regras do setor elétrico é um exemplo disso. “A gente conseguiu ganhar dinheiro esse ano [em 2012] vendido no setor elétrico. Você tem sempre os dois lados da moeda, mas sem dúvida o que traz é muito trabalho para os gestores e analistas quando as coisas mudam de forma muito repentina”, continua.

Oferta Exclusiva para Novos Clientes

Jaqueta XP NFL

Garanta em 3 passos a sua jaqueta e vista a emoção do futebol americano

O gestor da Pollux Capital, Rodrigo Fonseca, que também participou da entrevista, concorda. Segundo ele, a gestora contratou inclusive uma consultoria política para entender melhor os riscos e oportunidades que este tipo de intervenção pode provocar. “Nos temas que nos interessam, vamos lá pesquisar qual é a cabeça do Ministério da Fazenda sobre o assunto, qual é a cabeça do Ministério da Indústria e Comercio, o que o regulador está falando. Estamos sendo forçados a gastar mais tempo nisso para evitar ter uma desvantagem nesse sistema”, pontua.

Para Fonseca, existe um certo limite para a intervenção do governo. “Eles respeitam algumas áreas. Tem casos em que eles estão sendo bastante cautelosos em não mexer muito com as regras do setor e permitir que ele evolua com o tempo”, diz. Segundo ele, um exemplo disso é o setor de adquirência de cartões. “Eu acho que isso é positivo tentar intervir apenas em áreas onde haja uma ineficiência de mercado, uma falha de competição, mais do que simplesmente dizer ‘olha, tem lucro gordo, vamos entrar diminuindo’, conclui.

Newsletter

Infomorning

Receba no seu e-mail logo pela manhã as notícias que vão mexer com os mercados, com os seus investimentos e o seu bolso durante o dia

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Diego Lazzaris Borges

Coordenador de conteúdo educacional do InfoMoney, ganhou 3 vezes o prêmio de jornalismo da Abecip