4 conselhos valiosos de Warren Buffett para quem investe

O megainvestidor sempre teve uma visão diferente da maioria, mas é possível seguir alguns de seus passos para ter uma rentabilidade melhor

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – Poucos conseguem investir como o magnata Warren Buffett, afirma o colunista da Reuters, John Wasik. Muitos são os conselhos que especialistas dão para seguir seus passos, mas poucos têm coragem de remar contra a maré, como Buffett costuma fazer. No entanto, o megainvestidor tenta ajudar a todos, disseminando seus valores e atitudes que o fizeram se tornar quem é hoje. Nos livros “Tap Dancing to Work” de Carol Loomis e “Think, Act and Invest like Warren Buffett”, de Larry Swedroe, ambos ainda sem tradução em português,  podemos encontrar algumas dessas preciosas lições.

Confira 4 dicas presentes nos livros e listadas por Wasik como ideias valiosas:

1ª – Invista em fundos de índices
Não há como chegar aos retornos fenomenais do fundo de Buffett com este tipo de aplicação, mas a chance de ter uma boa rentabilidade aumenta ao aplicar em fundos indexados. “Se as pessoas não serão investidoras ativas – e poucas deverão tentar isso -, então elas devem ficar com os fundos de índices. Qualquer um que tenha custo baixo”, afirma Loomis, citando um dos conselhos do próprio Buffett.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2ª – Não tente jogar igual ao megainvestidor
São raros os investidores que têm o timing correto de realizar compras ou vendas no mercado acionário. Portanto, não tente seguir as jogadas de Buffett e ache uma saída alternativa. A sugestão de Wasik é comprar fundos atrelados a índices e manter uma estratégia de atuação.

Caso o investidor decida comprar ações diretamente no mercado, a dica é comprar aquelas com preços atrativos e mantê-las, reinvestindo em dividendos todos os meses. 

3ª – Invista a longo prazo
Aplicar em grandes empresas que tenham bom histórico nunca sai de moda. São elas que dão alguma segurança na carteira do investidor.

Continua depois da publicidade

“Quando Buffett afirma que está comprando ‘empresas’, o que ele quer dizer que é que está comprometido com administrações que vão gerar caixas, lucros e dividendos por décadas no futuro”, afirma Wasik.

4ª – Mantenha a calma e seja “do contra”
O megainvestidor não se amedronta diante de um estouro de uma bolha, como aconteceu em 2008 com os imóveis dos EUA. Enquanto a maioria se apavorou com a iminência de uma crise, Buffett se manteve calmo e fez o movimento contrário da massa: comprou papéis.

É claro que o magnata do mercado de ações tem uma visão privilegiada e consegue enxergar oportunidades onde, aparentemente, elas não existem. No entanto, ao manter a calma e não escutar os fofoqueiros de plantão é possível encontrar boas jogadas.