“Investir o 13º em ações é boa opção”, dizem especialistas

Caso não tenha nenhuma dívida, investidor deve olhar para mercado de renda variável, principalmente para o setor de consumo interno

Gabriella D'Andréa

Publicidade

SÃO PAULO – O mês de dezembro está chegando e traz com ele um dos benefícios mais  importantes para os trabalhadores: o 13º salário. O dinheiro extra pode significar o alívio de muitos que fizeram dívidas durante o ano e agora se veem atolados com as compras de Natal e ano novo. No entanto, tem também aqueles que estão em uma situação financeira melhor e se perguntam o que fazer com a renda extra.

“O objetivo do 13º é a quitação de dívidas, caso a pessoa tenha. É uma fonte de renda extra para colocar tudo em dia e poder fazer as compras de final de ano. Mas se ela tiver uma condição financeira confortável, pode investir em ações”, afirma o Analista da Leme Investimentos João Pedro Brugger.

Mas antes de partir para o mercado de renda variável, é preciso estudá-lo um pouco mais, caso não esteja familiarizado com este tipo de aplicação. “Qualquer um pode entrar na bolsa de valores, desde que já conheça o investimento. Acredito que esse é um bom momento e que está com bons preços para aqueles que já conhecem o funcionamento”, ressalta o especialista da MoneyFit, Antônio De Julio.

GRATUITO

CNPJ DE FIIS E AÇÕES

Para informar FIIs e ações no IR 2024 é preciso incluir o CNPJ do administrador; baixe a lista completa para facilitar a sua declaração

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Perspectivas para 2013
Com os consecutivos ajustes na Selic (taxa básica de juros) em 2012 o cenário para aplicações de renda fixa se tornou complicado. Antes, bastava aplicar o dinheiro e deixar para conseguir uma boa rentabilidade sem preocupações. Agora, com a taxa a 7,25% ao ano, o investidor deve começar a se arriscar mais e olhar para a bolsa, sugere o Analista da Walpires Corretora, Leandro Martins.

“Mas quando ele olhar para a bolsa, não deve olhar o Ibovespa, que é uma média das principais ações, e sim os setores que estão em alta. Mesmo com o índice em queda, sempre tem aqueles (setores) que estão em um bom momento”, pontua Martins.

Para os especialistas, o setor de consumo ainda deve continuar oferecendo boa rentabilidade aos investidores, como aconteceu este ano. “O cenário permanece positivo para empresas da economia doméstica, mesmo com a desaceleração sofrida em 2012. Empresas ligadas ao consumo interno continuarão reportando bons resultados em 2013. Mesmo mais caros em termos de valuation, esses papéis devem continuar tendo um bom desempenho”, explica Brugger.

Continua depois da publicidade

Ações como as da AmBev e Brasil Foods são boas escolhas, segundo Martins. “Ainda mais agora, no final do ano, esses papéis são beneficiados pela alta do consumo de bebidas e aves. São ações sempre muito comentadas nessa época de festas e gastos maiores”, pontua.

Outras duas sugestões do especialista foram os papéis da Cielo e da CCR, devido à grande utilização dos cartões de crédito e ao aumento do movimento nas rodovias nos últimos anos. Martins também ressaltou que estes setores estão alheios à queda do Ibovespa.

Para Antônio De Julio, o setor bancário também pode ficar no radar dos investidores, mesmo após as quedas de taxas de juros que deixaram muitos investidores céticos em relação ao segmento. “Por mais que exista uma guerra de taxas entre os bancos, estamos vendo a ascensão da classe C, sendo que grande parte ainda não tem cartão de crédito. Isso mostra que ainda há espaço no mercado bancário. Outro fator que deve impulsioná-lo são os financiamentos crescentes de imóveis e automóveis”, coloca o especialista.