5 razões para investir como as mulheres (e ganhar dinheiro com isso)

Meredith Jones, autora de livro sobre mulheres investidoras, dá as dicas de porque todos deveriam investir como as mulheres.

Lys Silva

Publicidade

SÃO PAULO – Um crescente número de pesquisas vem demonstrando que as mulheres pensam diferente dos homens na hora de investir, e que seus investimentos se mostram tão confiáveis e rentáveis quanto os deles, ou em muitos casos até mais.

Meredith Jones, autora do livro Women of The Street: Why Female Money Managers Generate Higher Returns (and How You Can Too), (Mulheres de Wall Street: porque as investidoras conseguem retornos maiores, em tradução livre), fundadora do Alternative Investment Research, reuniu em artigo para o site MarketWatch as razões pelas quais vale a pena investir como uma mulher. Confira algumas que o InfoMoney selecionou.

1 – Frear a super confiança
Um número considerável de estudos mostra que os homens tendem a ser muito confiantes na hora de investir. O excesso de confiança pode refletir em práticas de investimentos negativas, como a concentração exagerada em uma única ação. “Esse estilo de investimento pode causar uma queda considerável no valor de uma ação e na negociação excessiva de um mesmo papel”, comenta Jones.

Aula Gratuita

Os Princípios da Riqueza

Thiago Godoy, o Papai Financeiro, desvenda os segredos dos maiores investidores do mundo nesta aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

2 – Encarar os riscos com outros olhos
Homens e mulheres pesam as probabilidades de lucro de maneira diferente. “As mulheres normalmente têm uma escala de ponderação mais ampla”, acrescenta Meredith. Isso significa que elas não criam expectativas muito altas com ganhos futuros e se arriscam de forma muito bem calculada e planejada, gerando ganhos a longo prazo.

3 – Evitar as modas
Muitas mulheres entrevistadas por Meredith preferiam se manter em um único segmento de investimento do que se arriscar na nova “onda do momento”. “O mais provável é que mulheres invistam em companhias menores, setores específicos ou tratem o fluxo de modo a obter um retorno melhor com o investimento”.

4 – Manter uma posição
Mulheres investidoras tendem a diferenciar melhor os ruídos do mercado de um investimento ruim. Quando os preços das ações caem, mesmo os bons investimentos podem parecer um péssimo negócio, de acordo com o tom das notícias e especulações. As mulheres normalmente não vendem uma ação por medo das quedas pontuais.

Continua depois da publicidade

5 – Admitir os erros
Por serem mais “pé no chão” na hora de aplicar seu dinheiro, as investidoras tendem a admitir de forma mais leve seus erros e corrigi-los antes de se tornarem grandes desastres.

Ainda que o cenário venha mudando, o número de mulheres investidoras ainda é pequeno. “Se as mulheres podem trazer uma outra maneira frente a comportamento, cognição, investimentos e inclinações comerciais, me parece razoável que as mulheres, futuramente, se tornem fontes. Afinal, não importa quantos fundos, classes de ativos e estratégias você tenha no seu portfólio se, no final das contas, todos os responsáveis financeiros tendem a agir e pensar da mesma maneira, você não é alguém diversificado”, conclui Meredith.