Quem é e o que pensa o presidente do órgão que vai decidir sobre “put” de Eike

Roberto Teixeira da Costa foi o primeiro presidente da CVM e hoje preside a Câmara de Arbitragem do Mercado, órgão da BM&FBovespa que vai decidir se Eike deve ou não injetar US$ 1 bi na OGX

João Sandrini

Publicidade

(SÃO PAULO) – O mercado de capitais é um lugar onde se ganha – e também se perde – muito dinheiro. É natural que os perdedores encontrem todo tipo de desculpa para justificar as próprias mazelas. A lista de bodes expiatórios pode incluir a crise financeira internacional, teorias conspiratórias de manipulação de preços de ações e até mesmo a falta de regulação para coibir contos do vigário. Em um ambiente em que pouca gente atribui eventuais prejuízos aos próprios erros, não é de se esperar que a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) seja uma unanimidade. Mas um defeito não pode ser atribuído ao órgão responsável por regular, fiscalizar e punir os malfeitores do mundo dos investimentos. O órgão, que nasceu com autonomia para tomar decisões há 35 anos, ainda hoje possui notável independência do governo. A diretoria da autarquia é formada por técnicos com grande conhecimento do mercado de capitais, e não se deixa domar por interesses políticos – o que não é um pouco, principalmente em épocas de grande intervencionismo estatal, aparelhamento de agências e regulação branda.

A CVM foi estruturada em 1977 e teve com primeiro presidente o economista Roberto Teixeira da Costa. A ordem de criar um órgão com autonomia de decisão foi dada a Costa pelo então presidente Ernesto Geisel, durante a reunião em que os dois se conheceram: “Coisa que nasce torta no Brasil é muito difícil de consertar. Portanto, não faça concessões”, aconselhou o general.

Após 20 anos de trabalho em instituições financeiras, Costa sabia ele mesmo da importância de criar um órgão independente para tornar o mercado de capitais mais justo. Em 1958, ele começou a trabalhar na Deltec, uma empresa de investimentos fundada por americanos que foi pioneira na venda de ações de porta em porta – sim, houve no Brasil um tempo em que a bolsa era vendida como produtos da Avon. A Deltec ajudou a chegar à bolsa empresas como a Arno (de eletrodomésticos), a Estrela (de brinquedos) e a Willys-Overland do Brasil (de jipes). “Para incentivar o investidor, quem comprasse 500 ações da Willys tinha um desconto de 10% em um jipe”, recorda Costa.

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

O mercado se desenvolveu muito nos anos seguintes e entrou em uma época de ouro com o bom momento econômico e a legislação de 1967 que criou os fundos 157, que permitiam às pessoas físicas investir em ações parte do Imposto de Renda devido. “Foi um período de euforia maior que o de 2007”, afirma Costa, que na época já trabalhava no BIB (Banco de Investimento do Brasil), resultado da fusão da Deltec com o Banco Moreira Salles e um dos maiores emissores de ações no período. “Todo mundo queria enriquecer com ações. Era uma especulação desenfreada, com mecanismos de registros de emissões muito precários, sem a divulgação adequada de informações e educação financeira zero.”

A ressaca dessa época dourada foi o pano de fundo para a criação da CVM. Como o preço das ações já não guardava nenhuma relação com a rentabilidade das empresas, o mercado despencou vertiginosamente entre 1971 e 1975. Sensibilizado com os prejuízos de milhares de brasileiros, o então ministro da Fazenda, Mário Henrique Simonsen, decidiu tomar três medidas: 1) reformar a Lei das S/A para criar regras mais rígidas de atuação das empresas abertas; 2) criar a CVM para regular e fiscalizar os participantes do mercado financeiro; e 3) incentivar bancos estatais, fundos de pensão, seguradoras e pessoas físicas a investir na bolsa com perspectivas de longo prazo.

Antes da CVM, uma gerência do Banco Central era responsável por fiscalizar o mercado de capitais. Simonsen convidou Costa para presidir a autarquia em fevereiro de 1977, quando ele já ocupava a vice-presidência do Unibanco. Costa tentou recusar o convite porque não queria mudar para o Rio de Janeiro com a família, trocar os filhos de escola, ganhar menos nem trabalhar no governo. Simonsen ignorou as desculpas com uma simples pergunta: “Quando você começa?”. Um mês depois, Costa já estava instalado em uma pequena sala com goteiras do Museu de Arte Moderna do Rio, onde o órgão começou a ser estruturado.

Continua depois da publicidade

O BC já havia feito alguns estudos técnicos para a criação da CVM e modelou um órgão parecido com a SEC (Securities and Exchange Commission, o xerife do mercado americano). A nova diretoria acrescentou muito ao plano inicial. A independência do órgão seria fundamental. As decisões seriam tomadas por um colegiado formado pelo presidente e outros quatro diretores. O corpo técnico não teria políticos – seria formado por pessoas indicadas por uma empresa profissional de seleção e aprovadas pela diretoria. As normas só seriam divulgadas após audiências públicas em que as partes interessadas seriam ouvidas. O órgão já estava em pleno funcionamento em 1978, mas Costa ficou até o final de 1979, quando decidiu sair por não ter um relacionamento tão próximo com o novo ministro da Fazenda, Karlos Heinz Rischbieter, quanto tinha com Simonsen. A CVM, entretanto, já funcionava em bases sólidas.

Insider e promessas vazias, os desafios da CVM

Conselheiro da SulAmérica e do BNDESPar, Roberto Teixeira da Costa também é presidente da Câmara de Arbitragem do Mercado, órgão da BM&FBovespa que terá, nos próximos dias, uma tarefa espinhosa: avaliar se Eike deve ou não injetar US$ 1 bilhão na OGX conforme prometeu ao mercado no ano passado.

Costa não vai participar diretamente da decisão. O tribunal arbitral é composto por árbitros indicados pelas partes que participam da arbitragem e de um presidente apontado por esses coárbitros.Costa não pode ser indicado para esse tribunal porque preside o conselho de administração da BRIX, a bolsa de energia de Eike Batista, o que lhe impede tomar decisões que envolvam o empresário. O trabalho de Costa ficará restrito à análise de questões referentes a procedimentos de decisão – por exemplo, nomeação ou impugnação de árbitros ou até objeção à instauração da arbitragem. 

Veja a seguir o que Costa disse à Revista InfoMoney há cerca de quatro meses:

Revista InfoMoney – Qual é o principal desafio da CVM?

Roberto Teixeira da Costa – Controlar o “insider trading”, o uso de informações privilegiadas. Ninguém pode ganhar dinheiro nas costas de ninguém. Isso é roubo. A lentidão da CVM e da Justiça em punir os infratores continua a ser um problema. Casos como os da Laep e da Mundial precisam de punição rígida e rápida.

IM – Esse é o único problema a ser corrigido?

RTC – Não. Principalmente entre empresas que abrem o capital, temos visto grandes diferenças entre o que é prometido pela empresa e os resultados entregues. Às vezes, as empresas abusam e iludem a boa-fé dos investidores. Abrir o capital não deve ser uma solução para resolver problemas financeiros de uma empresa, não é dinheiro barato. Ao entrar na bolsa, é preciso aprimorar a gestão. Uma vez visitei uma empresa de capital aberto que tinha uma lancha para levar clientes para passear. Eu disse ao empresário: “Se você tem uma lancha aqui, está confundindo os interesses da empresa com seus interesses pessoais.”

IM – A OGX seria um exemplo de empresa que prometeu demais aos investidores?

RTC – É difícil julgar sem analisar a fundo. Ele [Eike] pode ter se enganado. O fato de ele ter se comprometido a colocar mais dinheiro do próprio bolso na empresa por um preço muito maior que a cotação me faz achar que ele se autoenganou.

Essa matéria foi publicada na edição 45 da revista InfoMoney, referente ao bimestre julho/agosto de 2013. Para tornar-se um assinante da revista, clique aqui