OGX anuncia saída de mais dois conselheiros e deixa Eike mais distante de exercer put

Em comunicado, petrolífera informou que tomará providências necessárias para recompor número mínimo de membros de seu conselho de administração o mais breve possível

Paula Barra

Publicidade

SÃO PAULO – A OGX Petróleo (OGXP3) informou na noite desta quarta-feira (10) que não possui mais conselheiros independentes. Os dois membros restantes, Samir Zraick e Luiz do Amaral de França Pereira, não integram mais a composição do conselho de administração da companhia.

Segundo comunicado enviado à CVM (Comissão de Valores Mobiliários), a empresa disse que tomará as providências necessárias para recompor o número mínimo de membros do seu conselho de administração o mais breve possível, em atenção às determinações da Lei, dos seu estatuto social e do regulamento de listagem do Novo Mercado da BM&FBovespa.

De acordo com o estatuto social da companhia, o conselho deve ter no mínimo cinco membros e, no máximo 13, com mandato de um ano. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

Em 21 de junho, a empresa comunicou a saída de mais três conselheiros independentes de peso: o ex-ministro da Fazenda, Pedro Malan, o ex-ministro de Minas e Energia, Rodolpho Tourinho, e a ex-ministra do Supremo Tribunal Federal, Ellen Gracie Northfleet. 

Com isso, restararam apenas quatro membros (nenhum deles independente): Eike Batista, que preside a empresa; seu pai, Eliezer Batista da Silva, vice-presidente; Aziz Ben Ammar e Rodolfo Riechert. 

Mudanças deixam Eike mais distante de exercer “put”
Sem conselheiros independentes, torna-se cada vez mais improvável a injeção de recursos do controlador para ajudar a tirar a empresa da profunda crise financeira em que se encontra. No início deste mês, a CVM (Comissão de Valores Mobiliários) abriu análise sobre a “put” (opção de venda) de US$ 1 bilhão da OGX. A autarquia trata o asssunto como “análise relativa à operação anunciada no fato relevante de 24 de outubro de 2012”. 

Continua depois da publicidade

A análise pela autarquia poderia estar ligada justamente à mudança no conselho, e com a saída dos dois últimos membros independentes, deixa cada vez mais distante que essa opção seja exercida, uma vez que eles deveriam exigir o cumprimento dessa put prometida por Eike, levando em consideração “a necessidade de capital social adicional da companhia e ausência de alternativas mais favoráveis”.