Após corte de rating, Fitch diz que OGX pode ter de recorrer à venda de ativos

Agência foi a primeira a rebaixar a nota da petrolíefera para 'CCC', em junho; liquidez da empresa pode ser afetada devido à "dependência" do campo de Tubarão Martelo

Rodrigo Tolotti

Publicidade

SÃO PAULO – Após cortar o rating da OGX Petróleo (OGXP3) para ‘CCC’ no mês de junho, a agência de classificação de risco Fitch considerou o anúncio feito pela companhia de suspensão do desenvolvimento de seu campo de Tubarão Azul como tendo um impacto de neutro a negativo para a qualidade de crédito da empresa.

Em comunicado, a Fitch afirmou que o possível impacto se deve ao fraco desempenho da produção da OGX e ao aperto na posição de liquidez da empresa. Segundo a agência, a redução nos volumes de produção previstos, devido ao abandono do campo de Tubarão Azul, aumentará as necessidades de caixa da companhia, uma vez que as despesas operacionais devem permanecer inalteradas, ao mesmo tempo em que os volumes de produção diminuem.

Diante disso, o diretor sênior da agência, Ricardo Carvalho, disse que a empresa poderá ter de recorrer à venda de ativos para cobrir quaisquer necessidades de caixa, destacando que o saldo de emissão de bônus da OGX, no montante de US$ 3,7 bilhões, limita sua capacidade de levantar novas dívidas. 

Masterclass

As Ações mais Promissoras da Bolsa

Baixe uma lista de 10 ações de Small Caps que, na opinião dos especialistas, possuem potencial de valorização para os próximos meses e anos, e assista a uma aula gratuita

E-mail inválido!

Ao informar os dados, você concorda com a nossa Política de Privacidade.

De acordo com o comunicado, a liquidez da companhia ficará pressionada pelas obrigações de arrendamento relativas às três unidades flutuantes de produção, armazenamento e transferência: OSX-1, OSX-2 e OSX-3. Porém, apenas uma estará efetivamente produzindo, caso da OSX-3, no campo de Tubarão Martelo. Indo em linha com o que afirmaram os analistas do Banco Espiríto Santo, que disseram que o futuro da OGX passa a depender somente do campo de Tubarão Martelo.

“A qualidade de crédito da OGX poderá ser pressionada, caso o campo de Tubarão Martelo (com produção almejada entre 5.000 e 7.000 barris de óleo por dia) apresente desempenho abaixo do esperado e se a opção de venda e os recebimentos da Petronas não se concretizarem”, diz a Fitch em relatório.

Rodrigo Tolotti

Repórter de mercados do InfoMoney, escreve matérias sobre ações, câmbio, empresas, economia e política. Responsável pelo programa “Bloco Cripto” e outros assuntos relacionados à criptomoedas.