TOTVS: nova aquisição mostra próximos passos da companhia, para além dos softwares de gestão

A TOTVS comprou a Tail Digital, startup de engenharia de dados, para reforçar sua vertical de performance para negócios

Mariana Fonseca

Juliano Tubino, vice-presidente de Negócios da TOTVS (Divulgação)

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SÃO PAULO – A Totvs (TOTS3), focada em softwares de gestão empresarial, já realizou mais de 40 aquisições desde 1983. Em análise sobre o balanço da empresa do quarto trimestre de 2020, divulgado nesta quinta-feira (11), o Bradesco BBI afirma que a companhia está se tornando um “ecossistema”, com outras frentes começando a gerar resultados.

A última aquisição mostra os esforços da Totvs para expandir as verticais de atuação. A Tail Digital é uma startup de engenharia de dados que reforçará a frente de business performance (performance para negócios) da empresa. O valor da transação não foi divulgado.

A Tail Digital foi criada em 2012. O cofundador Cristiano Nobrega contou ao InfoMoney que a proposta é levar o poder do big data (análise de grandes volumes de dados) para outras empresas. “Em 2012, era um segmento incipiente e restrito aos negócios que tinham competência técnica e capacidade de processamento”, disse Nobrega.

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A Tail Digital tem 35 funcionários e atende 70 clientes atualmente, a maioria de grande porte. “A Tail centraliza pontos de contato com o consumidor. A área de marketing pode entender esse cliente através de sinais como comportamentos e geolocalização. Então, consegue focar em conversão e relacionamento de longo prazo”, afirmou seu cofundador.

Segundo a consultoria em tecnologia IDC, o mercado de big data e business analytics atingiu mais de US$ 189 bilhões em 2019, crescimento de 12% sobre 2018. O IDC projeta que o segmento alcance receitas de US$ 274,3 bilhões em 2022.

A Tail Digital não pode citar nomes das empresas envolvidas, mas afirmou ter conseguido resultados como: três vezes mais engajamento em conteúdo e ofertas personalizadas para uma varejista de moda; redução em até 60% do custo de engenharia de dados em projetos que envolvem alocação de time de TI em uma multinacional de eletroeletrônicos; e 50% mais cliques em campanhas online e 30% de redução de custos nos investimento em mídia digital para uma empresa de regularização de dívidas de consumidores.

“A Tail é parte integral da nossa estratégia de criar outra dimensão para nossa companhia. Somos conhecidos por gestão empresarial da porta para dentro – atuando com softwares para organizar processos, finanças e recursos humanos, por exemplo. Agora, buscamos atuar da porta para fora e embarcamos na dimensão de business performance”, completou Juliano Tubino, vice-presidente de Negócios da Totvs, ao InfoMoney.

A vertical de performance de negócios foi formalizada há seis meses, em uma apresentação para investidores da Totvs (Investor Day). A área pretende analisar dados para ajudar em processos relacionados ao contato com clientes, como marketing e vendas.

“A business performance é cada vez mais necessária para empresas de todos os portes. As companhias tiveram de criar novos canais de relacionamento com o cliente nos últimos anos, como atendimento digital ou delivery. A quantidade de dados trafegados aumentou e pode virar ouro, se usada como vantagem competitiva. Queremos que nossos clientes cheguem ao cliente certo, com o produto certo e no momento certo”, afirmou Tubino.

A Tail Digital coleta e estrutura a análise de dados inclusive não estruturados (por exemplo, depoimentos espalhados por redes sociais). No caso da associação com a Totvs, as informações das companhias atendidas estão estruturadas nos softwares de gestão já oferecidos pela companhia de tecnologia – como os de relacionamento com o cliente (CRM) e de e-commerce (feito em parceria com a VTEX). A Tail Digital afirma que suas soluções estão de acordo com a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD). As marcas TOTVS e Tail Digital funcionarão separadamente.

A Totvs tem cerca de 10 mil funcionários e atende mais de 40 mil negócios em 13 segmentos, como manufatura e varejo. O principal perfil de cliente é a média empresa, que fatura entre R$ 50 milhões e R$ 500 milhões por ano.

A Tail Digital afirma que a aquisição pode fazer com que a startup continue a simplificar sua oferta e a entrar no mercado de médias empresas, um esforço que começou há cerca de três anos. “Essas companhias estão em uma fase mais crítica de transformação digital. Elas representam uma parte menor da nossa carteira, mas a fatia pode ser maior agora, com a nossa associação à TOTVS”, disse Nobrega.

Cristiano Nobrega, cofundador da Tail Digital (Divulgação)
Cristiano Nobrega, cofundador da Tail Digital (Divulgação)

Enquanto isso, a Totvs afirma ter 50% de market share em softwares de gestão empresarial. “Já é um mercado super maduro. Estamos agora desenvolvendo um novo mercado, pensando na grande quantidade de companhias que não automatizaram sua relação com os clientes, mais granular em empresas atuantes”, afirmou Tubino.

A Totvs projeta outras compras em performance para negócios durante 2021. Recentemente, a disputa tem se acirrado entre Totvs e Locaweb pela startup de marketing digital RD Station, por exemplo. “Boa parte do follow on [oferta subsequente de ações, para levantar capital] que fizemos em 2019 irá para aquisições que faremos ao longo do ano. Replicaremos em business performance a mesma estratégia usada em outras verticais, de equilibrar produtos próprios, de parcerias e de aquisições”, conclui Tubino.

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Mariana Fonseca

Subeditora do InfoMoney, escreve e edita matérias sobre empreendedorismo, gestão e inovação. Coapresentadora do podcast e dos vídeos da marca Do Zero Ao Topo.