TikTok na mira do governo americano

Projeto de lei chega enquanto o TikTok está sob pressão devido a preocupações de que dados sobre usuários possam acabar nas mãos do governo chinês

Reuters

(Getty Images)

Publicidade

(Reuters) – Dois senadores dos Estados Unidos planejam apresentar proposta de lei nesta semana com o objetivo de permitir que o governo “elimine ou proíba” produtos de tecnologia estrangeira, como o TikTok, de propriedade chinesa, disse o senador Mark Warner neste domingo.

Warner, presidente do Comitê de Inteligência do Senado, disse que o TikTok seria “um dos potenciais” para revisão sob o projeto de lei. O senador democrata fez os comentários na Fox News neste domingo.

O projeto de lei chega em um momento em que o TikTok está sob pressão crescente devido a preocupações de que dados sobre usuários dos EUA possam acabar nas mãos do governo chinês.

Continua depois da publicidade

O Comitê de Relações Exteriores da Câmara dos EUA votou na quarta-feira para dar ao presidente Joe Biden o poder de banir o TikTok, no que seria a restrição dos EUA de maior alcance a qualquer aplicativo de mídia social.

Na semana passada, a Casa Branca deu às agências governamentais 30 dias para garantir que o TikTok não esteja em nenhum dispositivo e sistema federal. Mais de 30 Estados dos EUA, Canadá e instituições políticas da União Europeia também proibiram o TikTok de ser carregado em dispositivos estatais.

Warner disse estar preocupado com o fato de o TikTok “poder ser uma ferramenta de propaganda” com base nos tipos de vídeos que envia aos usuários.

Continua depois da publicidade

Ele disse que o projeto de lei que planeja apresentar “diria, em termos de tecnologia estrangeira entrando na América, temos que ter uma abordagem sistemática para garantir que possamos bani-la ou proibi-la quando necessário”.

Ele disse que planeja apresentar o projeto nesta semana com o senador republicano John Thune. Um porta-voz da Warner disse que espera fazer um anúncio na terça-feira.

Detalhes sobre o projeto de lei proposto não estavam disponíveis neste domingo. Um porta-voz de Thune não respondeu imediatamente a perguntas sobre o plano.

Continua depois da publicidade

(Reportagem de Brad Heath)

Tópicos relacionados