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Como fazer seu negócio digital ser bem-sucedido

Administrar um negócio online não é fácil, e muitas pessoas caem em armadilhas e acabam fechando o empreendimento

trabalho no computador
(Shutterstock)

SÃO PAULO – Com a crise político econômica, muitos empreendedores estão apostando no mercado digital. Levantamentos realizados em 2016 revelaram que o Brasil teve um aumento considerável no número de empreendedores nesse ramo. Os brasileiros passaram a usar a criatividade para ganhar dinheiro na internet, assim o ramo foi se tornando promissor. No entanto, administrar um negócio online não é fácil, e muitas pessoas caem em armadilhas e acabam fechando o empreendimento.

De acordo com o Sebrae, a taxa de mortalidade das empresas foi de 9,26% em 2015, mais do que o triplo em relação a 2014, que foi de 3,36%. Muitas empresas digitais recém-criadas podem estar nesta estatística. Assim, Bruno Nogueira Pinheiro, especialista em marketing digital, listou os cinco erros mais comuns que podem transformar o sonho de investir online em um fracasso imediato.

1. Excesso de ideias

A armadilha da internet é justamente a liberdade de acesso e de criatividade que temos nela. Na Os empreendedores, muitas vezes, pecam nesse aspecto e imaginam diversas possibilidades de ganhar dinheiro no ambiente virtual, mas sem montar um plano de negócios. É preciso definir: a missão, os valores e a visão da empresa. Assim como no ambiente off-line, deve-se ter em mente estes três fatores para poder dar continuidade na empresa online.

2. Teorias para tudo

É bom estar atualizado, fazer cursos para aumentar o conhecimento de estratégia de vendas ou até usar ferramentas para alavancar seu negócio online, mas com ressalvas. Ao invés de dedicar o tempo na construção da plataforma, muitos acabam se dedicando apenas em estudos, e quando a teoria fala mais do que a prática, o fracasso é uma consequência.

3. Marketing de Esperança

Colocar um outdoor nas ruas e esperar passivelmente um cliente chegar até a empresa, com a esperança de que vá fazer uma visita, ainda tem sido uma prática bastante comum, tanto em locais físicos como online. No entanto, o resultado acaba sendo zero. Nos dias de hoje, com ferramentas digitais disponíveis, é possível utilizar estratégias mais robustas, ao encontrar, monitorar e se comunicar com o cliente. Quem não “mede” o comprador do produto, de forma online, não obtém o sucesso esperado e fica apenas na esperança.

4. Falta de segmentação

Na internet não adianta ficar vendendo produtos para qualquer pessoa como se fosse um ambulante. É preciso ter em mente qual será o produto oferecido e quem poderá comprar. Um nicho deve ser escolhido. Se o empreendedor quer vender um curso sobre como vender imóveis, por que ele vai oferecer isso para donas de casa, aposentadas e que moram de aluguel? O mundo online já permite segmentar o tipo de cliente, de várias formas, sabendo até mesmo a renda mensal dele, porém muitos empreendedores desconhecem isso e insistem em oferecer produtos pelo Facebook para amigos da rede, cujo número de curtidas incentivadoras pode ser grande, mas o faturamento será catastrófico.

5. Comunicação robotizada

Pessoas não se relacionam com marcas, mas muitos insistem em manter esta estratégia. Nos dias de hoje, quem humaniza acaba se dando bem. Use a comunicação de forma engajadora e interativa e trate o cliente como um grande amigo, que está passando por problemas e precisa de ajuda. Não é porque a empresa está em uma plataforma virtual, que ela deve manter uma comunicação de robô.

 

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