Em negocios / startups

Facebook e Google foram as empresas que mais adquiriram startups em 2012

Mais de 2,3 mil startups foram compradas ao longo do ano, o que resultou em um investimento total de US$ 84 bilhões

Facebook - note - rede social - internet
(Thomas Hodel/Reuters)

SÃO PAULO - Facebook, Google e Groupon foram as empresas que mais adquiriram startups ao longo de 2012. Juntas, elas compraram mais de 40 pequenas empresas de tecnologia.

Um estudo realizado pela empresa de análise de mercado PrivCo revelou que, em 2012, mais de 2,3 mil startups foram compradas, o que resultou em um investimento total de US$ 84 bilhões. Seguindo a lista, o Twitter e Cisco fecham as cinco maiores adquirentes do ano.

Por quê?
O ritmo de aquisições de startups vem crescendo nos últimos anos, conforme informou o site Inc.com. A resposta para tal fenômeno é questão de “defesa”, na opinião do CEO da PrivCo, Sam Hamadeh. Segundo ele, a falta de profissionais especializados na área de tecnologia, como projetistas e engenheiros, é uma das razões para a compra de uma startup.

“Quando a empresa não pode obter profissionais ideais através de contratações diretas, a aquisição de uma outra empresa que tem esses talentos é um caminho muito utilizado”, explicou a publicação. Outro fator é a inovação e a criação de novos produtos e serviços a partir dessas aquisições.

Veja abaixo as dez empresas que mais adquiriram startups em 2012:

Empresas Número de aquisições
*PrivCo
Facebook 16
Google 16
Groupon 12
Twitter 10
Cisco 10
Oracle
Microsoft
Dell 
Zayo Group 
Autodesk

 

Contato