Petrobras identifica autor de alterações no perfil de ex-diretor, mas não dá nome

As modificações afirmam que Costa é uma "cria" do governo de Fernando Henrique Cardoso e que foi demitido porque estava "muito soltinho"

Leonardo Silva

Publicidade

SÃO PAULO – A Petrobras (PETR3;PETR4) identificou o autor das alterações no perfil do ex-diretor Paulo Roberto da Costa na Wikipédia, enciclopédia colaborativa on line, segundo informações do Extra. Porém, não identificou nome ou cargo do responsável. A estatal já havia confirmado que as informações postadas no site foram alteradas em um dos computadores da sede da empresa, de acordo com o jornal O Globo.

“A Petrobras constituiu comissão interna de apuração para verificar quais medidas deverão ser aplicadas no âmbito trabalhista em função do não cumprimento das normas internas da companhia”, afirmou a empresa em nota.

As modificações afirmam que Costa – que está fazendo delação premiada, teria denunciado políticos de diversos partidos como PT, PMDB e PP e é um dos denunciados da Operação “Lava Jato” -, é uma “cria” do governo de Fernando Henrique Cardoso e que foi demitido porque estava “muito soltinho”. 

Continua depois da publicidade

O texto liga o crescimento profissional de Costa na Petrobras ao governo FHC, com uma parte intitulada “Ex-diretor começou no governo de FH”. O texto citava não ser verdade que Paulo Roberto Costa começou sua carreira em 2004, durante o governo Lula, e que suas primeiras indicações políticas ocorreram em 1995, durante o mandato de FH.

A alteração foi realizada dois dias após o Planalto exonerar o responsável pela alteração das páginas de jornalistas na Wikipédia. Segundo a pasta, a Comissão de Sindicância Investigativa identificou Luiz Alberto Marques Vieira Filho como autor das mudanças nos perfis dos jornalistas Miriam Leitão e Carlos Alberto Sardenberg.