OLX anuncia compra Grupo Zap por R$ 2,9 bilhões

Transação será feita em dinheiro e coberta pelas duas acionistas da OLX Brasil igualmente.

Paula Zogbi

Ilustração sobre casa

Publicidade

SÃO PAULO – A Adevinta, uma das controladoras da plataforma de marketplace OLX Brasil, anunciou nesta terça-feira (3) um acordo de compra da totalidade das ações do Grupo Zap, que compreende as plataformas de classificados de imóveis Zap e Viva Real.

A transação, de R$ 2,9 bilhões em dinheiro, será financiada igualmente pelas duas acionistas da OLX Brasil, a Adevinta, multinacional de plataformas de compra e venda online e a Prosus, grupo de negócios de internet dono do OLX Group.

“A OLX Brasil e o Grupo Zap, atualmente entre os players mais relevantes em classificados online de imóveis no Brasil, são plataformas altamente complementares”, disse a Adevinta em comunicado. “A aquisição, portanto, oferecerá uma ótima oportunidade de sinergias e criação de valor”.

Continua depois da publicidade

A intenção é melhorar o mercado imobiliário do país, “oferecendo mais opções de serviços com maior base de dados de propriedades”, continua a Adevinta. A soma entre as plataformas totaliza mais de 12 milhões de classificados de imóveis, de acordo com a companhia.

“Já temos uma forte presença no mercado imobiliário online na Europa, África do Sul e outros países latino americanos, e estamos ansiosos para explorar novas oportunidades de crescimento no Brasil”, disse Martin Scheepbouwe, CEO do OLX Group, no documento a investidores.

A transação está sujeita ao aval da autoridade reguladora (Cade) e outras condições. As empresas esperam finalizar o acordo no segundo semestre de 2020.

Continua depois da publicidade

J.P. Morgan e Allen & Company são os assessores financeiros exclusivos da OLX Brasil e do Grupo ZAP nessa transação.

Momento aquecido

Com a queda da taxa de juros e a recuperação econômica, o setor imobiliário está aquecido no país. Os ganhos esperados, na visão da Adevinta, devem ser “particularmente substancial para os classificados online, conforme essas plataformas crescem em popularidade e tráfego”. A companhia também espera se beneficiar do amadurecimento do consumidor brasileiro nessa frente.

Seja sócio das maiores empresas da Bolsa sem pagar corretagem. Abra uma conta na Clear.

Paula Zogbi

Analista de conteúdo da Rico Investimentos, ex-editora de finanças do InfoMoney