Oakberry: a empresa que virou sinônimo de açaí e está perto do primeiro bilhão

A primeira das atuais mais de 600 lojas da Oakberry foi aberta por um 'empurrãozinho do destino'; saiba mais no episódio de hoje

Mariana Amaro

Publicidade

O segundo semestre de 2016 foi cheio de surpresas e emoções para o fundador da Oakberry, Georgios Frangulis. Nem todas boas. O empreendedor tinha, finalmente, encontrado um ramo com potencial: o de açaí. E estava prestes a abrir a sua primeira loja no shopping Cidade de São Paulo, na Avenida Paulista, na capital do estado paulista.

Meses antes, estava “super feliz, de casamento marcado com a mulher da minha vida”, contou em entrevista ao podcast Do Zero ao Topo. Ele notou um nódulo na garganta e foi investigar: descobriu que era um câncer. Duas semanas depois do casamento (e de gastar todo o restante do seu dinheiro com a festa) ele operou e conseguiu retirar todo o câncer.

Sem dinheiro para terminar a loja, foi fazer um planejamento financeiro, cortou os gastos com academia e outros serviços. “Liguei em todos os meus cartões de crédito e no banco para cancelar aqueles seguros que gerente de banco vendem. Liguei para cancelar um seguro de R$ 64, 90 que eu pagava por mês e a pessoa que atendeu falou que era um produto muito bom, porque também cobria doenças graves, como câncer”, lembra. “Respondi que não precisava mais então, porque tinha acabado de operar um câncer e ela me orientou a mandar o diagnóstico e outros documentos para um email”, conta.

Continua depois da publicidade

Uma semana depois, Frangulis recebeu  75% do prêmio do seguro — o dinheiro que ele precisava para abrir a primeira loja da Oakberry. Agora, a empresa esta com algo em torno de 620 lojas. “Não vou dizer um número específico porque estamos abrindo lojas quase todos os dias”, afirma.

Apesar das dificuldades iniciais, a empresa anos muito bons recentemente. Em 2021, a empresa teve um crescimento anual de 144%, de 56% em 2022 e deve atingir um faturamento de R$ 687 milhões em 2023. A história da empresa é o tema do episódio #160 do podcast Do Zero ao Topo.

O programa está disponível em vídeo no YouTube ou em áudio nas principais plataformas de streaming como ApplePodcastsSpotifyDeezerSpreakerGoogle PodcastCastbox e Amazon Music.

Continua depois da publicidade

Sobre o Do Zero ao Topo

O podcast Do Zero ao Topo entra no seu quinto ano de vida e traz, a cada episódio, um empreendedor(a) ou empresário(a) de destaque no mercado brasileiro para contar a sua história, compartilhando os maiores desafios enfrentados ao longo do caminho e as principais estratégias usadas na construção do negócio.

O programa já recebeu nomes como o empresário Abílio Diniz; Rodrigo Galindo, chairman da Cogna; Paulo Nassar, fundador e CEO da Cobasi; Mariane Morelli, cofundadora do Grupo Supley; Fernando Simões, do Grupo Simpar; Stelleo Tolda, um dos fundadores do Mercado Livre; Luiz Dumoncel, CEO e fundador da 3tentos; José Galló, executivo responsável pela ascensão da Renner; Guilherme Benchimol, fundador da XP Investimentos; e contou dezenas de histórias de sucesso. Confira a lista completa de episódios do podcast neste link. 

Mariana Amaro

Editora de Negócios do InfoMoney e apresentadora do podcast Do Zero ao Topo. Cobre negócios e inovação.