Em negocios / noticias-corporativas

Terrorismo político e a depressão que leva ao suicídio são temas em “A estrela do abismo” novo livro de Norian Segatto

Romance publicado pela Editora Limiar e contemplado pelo segundo Edital de Publicação de Livros da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo

O romance narra a busca de Clara por respostas a perguntas nunca formuladas, após se confrontar com a morte da mãe, Eva. A partir de fragmentos de vida, Clara irá mergulhar em uma catártica simbiose e tentar reconstituir o quebra cabeça que levou a mãe a várias internações, tentativas de automutilação e a um feroz embate com Deus. Como não consegue decodificar o significado dessa morte, a filha parte para uma arqueologia emocional da própria genitora: o que a levou a ter depressão, a encaminhou à loucura e a fez, por fim, suprimir a própria vida.

Essa jornada se mescla com uma trama política, projetando os abismos existentes nas dimensões individual e da sociedade. Não à toa, o grupo responsável por atentados se autodenomina CoRpo, palavra que remete à original experiência humana.

Suicídio não é tema novo na literatura, mas um terreno sempre árido por tratar do limite da existência. Escritores e escritoras de origens diversas vivenciaram, ficcionalmente ou não, a experiência da morte voluntária. A poeta estadunidense, Sylvia Plath, e a escritora britânica Virginia Woolf, são dois casos em que a depressão venceu a vida. O ritual do escritor japonês Yukio Mishima, cometendo haraquiri, é outra faceta deste fenômeno que acompanha a humanidade e que Carlos Drummond de Andrade chamou de “dis-solução”.

Norian Segatto observa que “apesar de ser uma obra de ficção, ela trata de uma narrativa contemporânea de uma sociedade distópica, que produz a loucura tanto individual quanto social. Uma sociedade doente produz e se alimenta dessa doença que causa”.

Neste romance, o corpo individual e o coletivo são extremos que clamam soluções radicais.

O livro foi contemplado pelo segundo Edital de Publicação de Livros da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

Sobre o autor:

Norian Segatto é escritor, jornalista com mais de 25 anos de profissão e editor executivo da Editora Limiar (www.editoralimiar.com.br). Paulista, nasceu no ABC e se formou em jornalismo na Universidade Metodista. A Estrela do Abismo é seu segundo romance.

É autor/coautor de:

Por trás da máscara (1996 - Ed. Publisher Brasil / coautor)

Corpos - contos eróticos (2001 Ed. Limiar - coletânea de contos de 11 autores nacionais)

Saúde indígena (2005 - Funasa / organizador)

Saúde e saneamento (2005 - Funasa / organizador)

Crônica de uma ilha vaga (2011 - Ed. Limiar - autor)

Djalma Santos, do porão ao palácio de Buckingham (2013 - Amazon Book - coautor)

O preço sugerido do livro é de  R$ 36,00 e está à  venda nas livrarias o país (entre elas, Cultura, Livraria da Vila e Martins Fontes). Os interessados também podem comprar pelo site da Limiar: https://www.editoralimiar.com.br

Ficha Técnica:

A estrela do abismo

Autor: Norian Segatto

Editora Limiar 

260 páginas

ISBN 978-85-88075-75-7

Preço sugerido; R$ 36,00

Mais informações no site da Editora Limiar: https://www.editoralimiar.com.br 

Esse projeto foi contemplado pelo segundo Edital de Publicação de Livros da Secretaria de Cultura do Município de São Paulo.

 

Website: http://www.galatica.com.br

 

Tudo sobre: 

Contato