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App de delivery com Cashback pode aumentar o faturamento de restaurantes

Fundadores da CCM Pedido Online explicam como funcionam os principais programas de fidelidade para restaurantes e quais são as vantagens na adoção do modelo Cashback.

Programas de fidelidade via app estão em alta no Brasil, entre os mais procurados destaca-se o modelo de Cashback, que do inglês significa literalmente dinheiro de volta. Os fundadores da CCM Pedido Online, empresa especializada em criar apps de delivery para restaurantes explicam quais são os benefícios desse tipo de programa e como implementá-lo com sucesso em um restaurante.

Cashback é um programa de fidelidade?

Com certeza! Cada pedido efetuado pode gerar créditos que serão utilizados em uma compra futura, isso estimula a recorrência de pedidos e também o aumento do ticket médio, visto que o cliente poderá pedir mais itens para ganhar mais créditos, um bom exemplo disso é para o pedido de sobremesas ou o refrigerantes por exemplo, o cliente será estimulado a incluir estes itens no pedido o que aumenta a margem de lucro do estabelecimento.

Cashback, pontos, cupons de desconto ou selos, qual é o melhor programa de fidelidade para restaurantes?

Depende do objetivo a ser atingido. A seguir, alguns programas e como cada um pode se encaixar a cada realidade do negócio.

Cupons de desconto: São úteis para medir o alcance e os resultados de propagandas físicas (panfletagem, jornais e revistas) ou direcionadas; por exemplo, se seu restaurante possui parceria com um condomínio, certamente será mais útil oferecer um cupom de desconto personalizado como CONDOMINIO-AMIGO e medir os resultados através de relatórios.

Programa de pontos: Se o objetivo é alavancar as vendas de determinado produto ou categoria, este é o melhor programa! Nele é possível configurar regras ou pontuações diferentes para cada produto ou categoria, desta forma incentivando o cliente a consumir um mix de produtos específico, que possuem maior margem de lucro e também menor tempo de preparo por exemplo.

Selos e cartelas: São úteis para estimular a lembrança do seu cliente, visto que serão guardados na geladeira, ou às vezes na própria carteira, por outro lado são difíceis de gerenciar, o cliente pode perder, falsificar ou ainda acontecer outras coisas que atrapalham o operacional da loja, por isso este é o tipo de programa de fidelidade menos seguro.

Cashback: É o  programa de fidelidade mais moderno disponível atualmente! No Brasil já está em ampla utilização por grandes nomes do varejo e diversas plataformas oferecem esse tipo de recompensa. A principal vantagem do Cashback em relação a outros programas de fidelidade é a percepção que o cliente tem da recompensa que ganhou. O saldo vai acumulando, e é possível acompanhar tudo pelo app, é mais prático! O Cashback também é o programa mais abrangente, visto que vale para todos os produtos do cardápio e também para todos os clientes que fizerem pedidos. Uma outra vantagem do Cashback é a possibilidade de gerar mais fluxo de caixa para seu negócio, pois ao oferecer um benefício futuro, o desconto não foi aplicado no ato da compra, podendo assim gerar mais volume de pedidos em períodos específicos. 

Por que o Cashback ainda não é muito difundido no mercado de restaurantes?

Poucas plataformas disponíveis e o alto custo da tecnologia!! A CCM Pedido Online está lançando um módulo de Cashback integrado ao aplicativo de delivery, sendo assim qualquer restaurante de pequeno ou médio porte poderá oferecer esse tipo de programa de fidelidade a seus clientes. A CCM é a primeira plataforma de delivery do Brasil a oferecer esse recurso para os apps de delivery do próprio restaurante. 

Quais são os passos para implementar o programa de Cashback com sucesso?

Através da plataforma da CCM basta habilitar o programa nas configurações  da loja e definir qual é o percentual a ser devolvido em cada pedido. É muito importante acompanhar os relatórios de Cashback para controlar e fazer uma gestão eficiente sobre o saldo de créditos que os clientes possuem em carteira. É possível, por exemplo, analisar qual é o valor médio do saldo de créditos dos usuários para criar promoções que permitam combinar o saldo existente com outro meio de pagamento, desta forma além de estimular o uso de créditos, será gerado mais fluxo de caixa com o pagamento usada para completar o valor do pedido. 

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