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Ferramenta de automação ajuda a encontrar novos clientes pelo Facebook usando automação

Algoritmo inteligente da Meu Público Alvo promete aumentar o volume de vendas dos clientes

O processo de criar e manter um negócio passa pela etapa de descobrir qual o perfil dos potenciais compradores daquele produto ou serviço.

Segundo uma pesquisa da Hootsuite, 62% da população brasileira está ativa nas redes sociais. De olho nisso, uma startup mineira desenvolveu uma ferramenta de automação com um algoritmo inteligente para atingir em cheio esse potenciais compradores.

Chamado Meu Público Alvo (ou MPA), a ferramenta encontra pessoas com a maior propensão de se tornarem clientes de um negócio, reduzindo esforços e gastos para isso.

Facebook

Segundo a Statista, um dos bancos de dados estatísticos mais importantes do mundo, o Facebook conta com 2,32 bilhões de usuários no mundo. São 130 milhões de usuários no Brasil, atrás apenas da Índia e dos EUA em contas ativas.

Já que grande parte dos brasileiros está no Facebook, a rede é um verdadeiro oceano azul para grandes, médias e pequenas marcas encontrarem clientes. Mas o algoritmo (criado para determinar o que é mostrado no feed e em que ordem) as obriga a desembolsar cada vez mais com anúncios e campanhas para isso.

O alcance orgânico de uma publicação no Facebook, ou seja, o número total de pessoas que vão vê-la naturalmente na linha do tempo, alcança de 2% a 6% do número de seguidores. Isso quer dizer que para uma página com 5 mil curtidas, por exemplo, um único post será visualizado por, no máximo 300 pessoas.

O próprio Facebook tem a solução: impulsionar publicações. Pagando uma taxa variável, o administrador de uma página pode impulsionar o alcance dos posts para quem, quando e onde quiser.

O Facebook ainda ajuda a configurar o impulsionamento para o público ideal a ser impactado graças a informações sociais, demográficas e comportamentais, mas quanto mais fechado esse cerco e mais pessoas se quiser atingir, mais caro fica.

E é aí que entra a Meu Público Alvo: a plataforma consegue alcançar esse mesmo público sem que o usuário tenha que fazer um anúncio sequer.

Mudanças

Para entender como a MPA funciona, ir mais a fundo sobre como funciona o próprio Facebook. Em tese, por trás da baixa no alcance de publicações causada pela mudança nos algoritmos (uma pesquisa apontou queda de 42% apenas em um ano), há uma tentativa da rede social de aproximar pessoas físicas, criando um ambiente mais humano e interativo.

Essa mudança fez crescer o número de grupos e de pessoas ativas neles, afinal nos grupos é fácil se informar e interagir sem dificuldades.

A Meu Público Alvo age dentro desses grupos. Ela identifica usuários que mais combinam com o perfil procurado, ou seja, pessoas que tenham real interesse no que o cliente oferece. Essa é a grande vantagem dessa ferramenta.

Meu Público Alvo

Para obter sucesso com o sistema, o usuário precisa realizar as seguintes tarefas:

1- Preparar um novo perfil

Criar um perfil pessoal completo no Facebook e entrar em grupos relacionados ao segmento do próprio negócio.

2- Iniciar o MPA

A aplicação é um programa de computador, disponível para Windows e MacOS, a ser baixado e instalado. Depois, a ferramenta deve ser conectada ao perfil criado no Facebook para ativar a automação.

3- Responder as mensagens 

Após identificar o melhor público-alvo e interagir com eles, é preciso agir.  A ferramenta vai disparar mensagens via Messenger, o serviço de chat do Facebook, e os usuários tendem a responder. É dessa interação que vai depender o sucesso da estratégia.

Não é recomendado que o usuário utilize o próprio perfil pessoal para rodar a MPA devido às ações automatizadas, como enviar solicitações de amizade e mensagens para pessoas até então desconhecidas.

Os grupos devem ter relação com o produto ou serviço a ser vendido. Por exemplo: se o usuário tem uma loja de roupas femininas, entre em grupos sobre moda, estilo de vida etc. E é importante ressaltar que é necessário deixar a aplicação aberta e ativa no computador conectado à internet, para que ela funcione.

O algoritmo identifica os melhores membros do grupo com base em dados coletados pela inteligência do produto. Assim, eles recebem solicitações de amizade e, se forem aceitas, mensagens de boas-vindas, ambas disparadas de forma automatizada. As chances deles reagirem positivamente a essas ações é alta por dois motivos:

  1. Elas são feitas por um perfil pessoal, e não uma página empresarial; e
  2. Essas pessoas são engajadas em grupos relacionados ao nicho de mercado.

Com essas interações, a plataforma entrega ao usuário o público ideal com interesse real nos produtos e serviços oferecidos, de forma automatizada, simples e muito mais barata. Isso porque por enquanto, a assinatura é vitalícia. Ou seja: paga-se um valor único, e não há mensalidades nem taxas extras.

Vantagens

Na prática, o MPA poupa muito do tempo e do dinheiro que seriam investidos em campanhas de impulsionamento para conquistar clientes.

Como a aplicação já vem pronta, não é preciso saber programação ou computação e o usuário tem mais tempo para focar em vender e na otimização do próprio negócio.

Henrique Meireles, CMO de uma startup que vende lojas virtuais, conta que usou a ferramenta e obteve bons resultados. “Foram mais de 800 leads em apenas 20 dias de teste. Nenhuma ferramenta que testamos aqui trouxe um resultado tão rápido e consistente”, comemora. A taxa de resposta, segundo ele, foi de 80% nas mensagens enviadas aos possíveis clientes.

Pré-lançamento

Como condição especial de pré-lançamento, a ferramenta disponibiliza aos interessados a opção de um plano vitalício e que pode ser interessante para quem tem interesse em ampliar a base de clientes e aumentar o volume de vendas. 

Ele dá direito a mensagens ilimitadas pelo Messenger e três bônus:  um curso sobre como vender online sem investir em anúncios, uma planilha de vendas e um roteiro de vendas.

A empresa ainda oferece 30 dias de garantia: se ao final desse prazo o usuário não estiver satisfeito, ele recebe de volta todo o valor investido.

Após o lançamento, a marca pretende lançar também novas funcionalidades, incluindo a edição das mensagens enviadas e a possibilidade de adicionar mais de 1 perfil ao mesmo tempo - a aplicação será cobrada mensalmente ou semestralmente para o usuário poder utilizá-la. Para saber mais, acesse: meupublicoalvo.com.br

Website: http://www.meupublicoalvo.com.br

 

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